Topo

Educação

Banco de Redações

O UOL corrige e comenta 20 redações. Envie a sua sobre o tema da vez


REDAÇÕES CORRIGIDAS - Agosto/2018 Redes sociais e manipulação política

Redação corrigida 400

O perigo das redes sociais

Inconsistente Erro Correção

As redes sociais tem têm fugido do seu papel social ligado ao entretenimento e ao compartilhamento de idéias, pensamentos, atualmente, ideias e pensamentos. Atualmente, tais redes tem têm sido utilizadas para ações ilícitas que atinge atingem negativamente todos os setores sociais, a sociais. A proliferação de informações sem saber a sua real origem de origem incerta pode gerar desconfianças, mas também pode tomar tal informação como verdade verdade, o que se torna perigoso, principalmente em épocas de eleições onde em que a manipulação política é alta grande nos meios sociais.

As redes sociais se tornaram um instrumento de propagação de mentiras e fatos irreais que coloca em risco o andamento do processo político do pais país. Todos os dias, informações infundadas são divulgadas pelas páginas de facebook, instagram, do Facebook, do Instagram e outros com o objetivo de prejudicar determinado político considerado inimigo por algum grupo social ou político, tal fato político. Isso busca manipular a opinião pública em época de eleição eleição, tirando a credibilidade de determinado político, por político. Por isso, é necessário que a população investigue e duvide investige se determinada informação é verdadeira ou falsa.

A política de um pais país se faz com verdade e ética social. O Uso uso da internet para praticas práticas indevidas, como informar falsos dados sobre as eleições pais do país para favorecer determinado candidato as eleições às eleições enfraquece a instituição política e democrática democrática, desestruturando as relações sociais, assim deve se sociais. Assim, devem-se manter as bases que sustenta sustentam o nosso pais país, não permitindo que as redes sociais comandem a nossa mente e ações ações, analisando todos os fatos e informações veiculados por ela.

Por tudo isso, o Estado Estado, como defensor dos princípios políticos e da ética ética, deve impedir que a mídia propague mentiras que prejudique a honestidade das eleições pais país, causando conflitos políticos e sociais, assim sociais. Assim, sua postura seu papel deve ser o de criar órgãos de fiscalização que visa visem monitorar os conteúdos que entrar entrarem na internet, aprisionando os materiais suspeitos para que possam ser analisados.

Comentário geral

Texto fraco, marcado por recorrentes erros gramaticais e pela dificuldade de expor certos fatos corretamente, bem como por uma redundância presente ao longo de todos os parágrafos. A análise do tema é bastante superficial e a proposta de solução tem aspectos problemáticos.

Aspectos pontuais

1) Primeiro parágrafo: a) o uso político das redes sociais nem sempre constitui uma ação ilícita. b) O autor não consegue expressar com clareza que informações falsas podem ser tomadas por verdadeiras. c) Que “meios sociais”? Não estávamos falando de redes sociais?

2) Segundo e terceiro parágrafo: são repetitivos, não só pelas expressões assinaladas em vermelho.

3) Quarto parágrafo: a) Não se está falando da mídia em geral, das redes sociais. b) Como se pode aprisionar algo que só existe virtualmente, no mundo digital? Essa ideia demonstra claramente que o autor não conhece bem o tema.

Competências avaliadas

As notas são definidas segundo os critérios da pontuação do MEC
Título nota (0 a 1000)
Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. 100
Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. 100
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 50
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. 50
Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 100
Nota final 400

Redações corrigidas

Título nota (0 a 1000)

Os textos desse bloco foram elaborados por internautas que desenvolveram a proposta apresentada pelo UOL para este mês. A seleção e avaliação foi feita por uma equipe de professores associada ao Banco de redações.

Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012.

Copyright UOL. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução apenas em trabalhos escolares, sem fins comerciais e desde que com o devido crédito ao UOL e aos autores.


PUBLICIDADE