REDAÇÕES CORRIGIDAS - Fevereiro/2020 Qualificação e o futuro do emprego
O progresso da tecnologia
No decorrer dos séculos XVIII e XX, o mundo passou por três revoluções industriais, e industriais e, atualmente, no século XXI, a quarta revolução industrial já acontece. As inovações tecnológicas proporcionadas por esse fenômeno impactam diversos setores como, saúde como saúde e agricultura, e a tendência é o mercado de trabalho aderir cada vez mais às novas tecnologias que estão sendo desenvolvidas. Entretanto, se os trabalhadores não acompanharem as modernizações, as oportunidades de emprego poderão se tornar escassas.
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é importante destacar que o Brasil possuía uma taxa de desemprego de 11,2% no final de 2019, aproximadamente 12 milhões de pessoas. Contudo, existem setores com muita disponibilidade de vagas, como os de tecnologia, os quais exigem uma qualificação do candidato, sendo esse requisito, um requisito um fator desclassificatório para muitas pessoas que não possuem uma formação superior.
Com o desenvolvimento da Inteligência Artificial (IA), muitas tarefas padronizadas que eram realizadas por serem humanos foram e estão sendo substituídas feitas pelas máquinas inteligentes. Em oposição a isso, vários empregos surgiram, como e-commerce, marketing online e e-business, porém esses serviços não conseguem abranger a demanda de indivíduos descapacitados, pois as premissas principais desses ramos são a criatividade e capacitação para o uso da tecnologia. Sendo assim, as pessoas excluídas acabam recorrendo aos subempregos ou não conseguem trabalhar.
Portanto, é primordial que o Estado faça adesão de tome medidas para amenizar a realidade atual. A fim de que os jovens possam ter conhecimento das transformações tecnológicas, é necessário que as escolas realizem trabalhos, palestras e projetos de vida relacionados às profissões atuais. Em adição Adicionalmente, a presença do Ministério da Educação e Cultura (MEC) é importante, para importante para a implantação de disciplinas obrigatórias no componente curricular das escolas, como informática ou robótica, para que a juventude possa se integrar mais facilmente no mercado tecnológico. Já para a população adulta, o Governo deve garantir a existência de cursos gratuitos para a sociedade. Com essas ações, os trabalhadores poderão acompanhar as inovações da era e conquistar uma vaga de emprego.
Comentário geral
Texto bom, cuja nota não é melhor devido aos problemas pontuais nas cinco competências.
Competências
- 1) Em termos de linguagem, a maioria dos problemas do texto não tem grande relevância. Destacam-se como pontos negativos a expressão "tarefas padronizadas", cujo significado é ambíguo, e a repetição de "para os adultos" e "para a sociedade" na mesma frase. Era melhor cortar a última expressão.
- 2) O texto demonstra compreensão do tema, além de seu desenvolvimento se enquadrar adequadamente ao gênero dissertativo-argumentativo.
- 3) No segundo e no terceiro parágrafos, o autor explica as causas do problema, apresentando fatos conectados entre si e conduzindo à conclusão.
- 4) Texto coeso, que demonstra domínio dos recursos necessários para esse fim.
- 5) A sugestão de intervenção, deixando a solução do problema à cargo do governo, por meio da educação, é uma sugestão padronizada, que se presta a todos os problemas. O autor demonstra capacidade de ir além disso e chegar a uma conclusão muito mais coerente para o seu texto: por exemplo, os trabalhadores precisam se qualificar e as empresas podem fornecer e incentivar essa qualificação.
Competências avaliadas
As notas são definidas segundo os critérios da pontuação do MEC
Redações corrigidas
Os textos desse bloco foram elaborados por internautas que desenvolveram a proposta apresentada pelo UOL para este mês. A seleção e avaliação foi feita por uma equipe de professores associada ao Banco de redações.
Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012.
Copyright UOL. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução apenas em trabalhos escolares, sem fins comerciais e desde que com o devido crédito ao UOL e aos autores.