REDAÇÕES CORRIGIDAS - Maio/2019 O que é mais importante para vencer na vida?
O que é mais importante para vencer na vida?
Certamente, vencer é o essencial de tudo, ninguém aceita ser derrotado. Mas, para vencer na vida vida, você deve se dedicar naquilo àquilo que tanto deseja ter, não desistir de seus sonhos e objetivos.
Cada erro que você comete é mais um aprendizado para si mesmo, não desista facilmente, corra atrás do dos seus planos. Se não deu certo hoje, amanhã ou depois irá dar, tenha a paciência para esperar, pois, nada pois nada é no seu próprio tempo, nada é como você quer.
A sociedade impõe para que que tu compita compitas com outras pessoas, mas tu deve deves competir com si contigo mesmo, tentar ser uma pessoa melhor com o passar dos dias. Tenha humildade, não se vanglorie com cada conquista sua, se alegre fique orgulhosa de ti, mas tenha a humildade de falar que não foi fácil, mas conseguiste. Aqueles que precisam de ajuda ajuda, tu deves ajudar, pois pois, quando precisaste precisaste, alguns estavam ao seu lado.
Nada é fácil nessa vida, você não irá carregar algo nas suas costas se você não conseguir, o caminho vai ser difícil, mas, é mas é esse caminho que valerá a pena. Haverá alguns equívocos, algumas decepções, vontade de desistir, mas lembre-se que você é capaz de ter aquilo que quer.
Tenha uma opinião formada para se defender, uma mente aberta para sonhar alto, desejar sempre o bem para o próximo e não sentir inveja da conquista deles.
Comentário geral
Infelizmente, o texto é um grande equívoco, pois não se trata de uma dissertação argumentativa. De resto, há um grave problema de linguagem (ver competência 1), sem falar nos lugares-comuns.
Competências
- 1) Infelizmente, o autor mistura a segunda e a terceira pessoa do plural ao longo de todo o texto, o que demonstra o desconhecimento de uma regra básica do discurso: ou você se dirige à segunda pessoa (tu) ou à terceira (você).
- 2) Há outro equívoco - e grave - na abordagem do tema: o texto não é uma dissertação, mas uma exortação, um aconselhamento, um discurso de autoajuda.
- 3) Não há argumentação: há conselhos, baseado em opiniões, a maioria das quais são lugares-comuns.
- 4) Se não há argumentação, esta competência não é contemplada pelo texto.
- 5) A conclusão é outro conselho, que poderia ser permutado por conselhos anteriores.
Competências avaliadas
As notas são definidas segundo os critérios da pontuação do MEC
Redações corrigidas
Os textos desse bloco foram elaborados por internautas que desenvolveram a proposta apresentada pelo UOL para este mês. A seleção e avaliação foi feita por uma equipe de professores associada ao Banco de redações.
Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012.
Copyright UOL. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução apenas em trabalhos escolares, sem fins comerciais e desde que com o devido crédito ao UOL e aos autores.