Topo

Banco de Redações

O UOL corrige e comenta 20 redações. Envie a sua sobre o tema da vez


REDAÇÕES CORRIGIDAS - Dezembro/2018 Epidemia alimentar: sobrepeso e obesidade

Redação corrigida 640

O que engorda mata

Erro Alteração Correção

Hambúgueres, Milk-Shakes, Pizzas e Batatas-Fritas. Hambúrgueres,milk-shakes, pizzas e batatas fritas. Será surpreendente à a qualquer um que retroceder na história até o período incipiente do processo de sedentarização sedentarização, a visão da vala abissal que segrega os nossos ancestrais caçadores-coletores de seus descendentes sobreviventes descendentes desta geração. Inesperadamente, mais na questão tecnológica do que na questão cultural. Digo isso pois a toda análise realizada por um atento espectador das eras caberá eras, restará o fato de que o ser humano sempre buscou novas soluções com o fim de apresentar-se resiliente às adversidades de seu ambiente. É fruto dessa constante necessidade inata do homem o sedentarismo. Se a divergência tecnológica nos afasta de nossas remotas bases na árvore genealógica, o dado nutricional logra êxito em aproximar-nos deles, pois os mesmos alimentos que serviam a um mesmo fim não sofreram substituição ao atravessarem esses longos séculos. Apenas os consumimos de diferente maneira, bem menos saudável.

A obesidade afeta cerca de 40% da população adulta mundial e as ramificações desse alarmante dado estatístico também atingem a esfera infantil, que já esta conta com cerca de 20% de crianças acima do peso. Ao contrário do tabagismo e do alcoolismo, que revelam apresentam a seus combatentes apenas um tipo de barreira, a obesidade descobre revela vários fatores que demandam igual atenção e cuidado para que se possa atingi-lô e mitiga-lô atingi-la e mitigá-la. Outra dificuldade é a influência constante das publicidades de alimentos industrializados que encontrou fôlego com a globalização e cujos produtos anunciados estão expostos nas prateleiras em muito maior quantidade do que aqueles considerados verdadeiramente saudáveis. Os ricos capitalistas donos de tais indústrias mostraram-se, previsivelmente, indolentes indiferentes quanto a esse fato e as conquistas das atuais medidas contra a obesidade se mostraram impotentes para estabelecer o equilíbrio entre o que é oferecido pela mídia e o que se deveria consumir.

É trivial evidente que a educação é um importante fator que influencia na formação do indivíduo, já que, para citarmos Kant, "O homem não é nada além daquilo que a educação faz dele". Portanto, a educação nutricional deveria estar presente em todas as escolas, para que se estabeleça a consciência da necessidade de uma alimentação saudável nos futuros cidadãos brasileiros e os do resto do mundo.

Comentário geral

O texto evidencia que o autor tem certo domínio da linguagem escrita, uma vez que os erros de gramática são poucos e de pouca importância. Por outro lado, seu estilo é demasiadamente prolixo e repleto de expressões figuradas, que não convêm a um texto que deveria ser objetivo, antes de mais nada. Toda essa verborragia parece ter como meta disfarçar a ausência de ideias pertinentes e substantivas sobre o tema proposto. O primeiro parágrafo, longe de ser propriamente introdutório, é uma longa divagação histórica por meio da qual o autor parece mais interessado em exibir sua retórica do que em abordar propriamente o tema. A redação propriamente dita começa no segundo parágrafo, onde o autor se limita a repetir com linguagem rebuscada algumas informações já expostas na coletânea de textos, o que é feito de modo muito superficial, para chegar, no terceiro parágrafo, a uma proposta de solução óbvia: a educação alimentar.

Aspectos pontuais

1) Primeiro parágrafo: a) "espectador das eras" é uma expressão no mais puro estilo "Rolando Lero". b) O homem não se torna sedentário para se adaptar às adversidades de seu ambiente. O sedentarismo que vem ao caso aqui é o sedentarismo atual, já que nosso modo de vida tornou o esforço físico praticamente desnecessário à sobrevivência. Praticamente, vale enfatizar, pois recentemente se descobriu que o homem precisa se exercitar fisicamente para se manter saudável.

2) Segundo parágrafo: a) "esfera infantil" é mais do estilo "Rolando Lero". b) A propaganda dos alimentos industrializados existe antes da globalização e não ganhou fôlego por causa dela. O autor aqui tenta fazer uma reflexão sociológica, cujos fundamentos são questionáveis. Melhor seria ele se ater a questões mais concretas. Mas, aparentemente, sua retórica grandiloquente não lhe permite, deixando a realidade sujeita a sua subjetividade.

Competências avaliadas

As notas são definidas segundo os critérios da pontuação do MEC
Título nota (0 a 1000)
Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. 160
Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. 120
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 120
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. 120
Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 120
Nota final 640

Redações corrigidas

Título nota (0 a 1000)

Os textos desse bloco foram elaborados por internautas que desenvolveram a proposta apresentada pelo UOL para este mês. A seleção e avaliação foi feita por uma equipe de professores associada ao Banco de redações.

Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012.

Copyright UOL. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução apenas em trabalhos escolares, sem fins comerciais e desde que com o devido crédito ao UOL e aos autores.