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REDAÇÕES CORRIGIDAS - Novembro/2018 A onda conservadora e o Brasil nos próximos anos

Redação corrigida 1000

O que falta ao Brasil para prosperar?

Inconsistente Erro Correção

O Brasil sempre é citado como um país do futuro: possui proporções continentais, clima predominantemente tropical, solos ricos em nutrientes e localização geográfica que não costuma ser afetada por fenômenos naturais devastadores. Contudo, apesar de tão favorecido pela natureza, ainda não embalou o desenvolvimento prometido pelo seu potencial. A que se poderia atribuir tal fato?

As eleições têm caráter obrigatório no país: é dever do cidadão exercer este esse direito. Porém, ainda assim, verifica-se o desinteresse da população através dos altos índices de abstenção. Um dos fatores contribuintes é o próprio cenário político: a cada ano surgem mais partidos, muitas vezes compostos por candidatos já conhecidos e que defendiam posições antagônicas, mas, em algum momento, perceberam que poderiam conciliar seus interesses. Com isso, os partidos já não têm mais uma identidade marcante e o eleitor enfrenta dificuldades para se sentir representado.

Entretanto, dada a história política brasileira recente, em que houve cassações e políticos poderosos foram acusados e condenados por atos de corrupção, é de se esperar que a população anseie por renovações. Educação, saúde, segurança e emprego estão sempre em pauta como problemas que requerem atenção e os grandes partidos que se alternaram no poder, nos últimos anos, não promoveram grandes evoluções, senão nos patrimônios de seus integrantes.

É por se encontrar neste nesse impasse de promessa não cumprida que o Brasil chegou às polarizações apresentadas à polarização apresentada em 2018. Embora o partido mais conservador tenha sido eleito, o percentil que representa a oposição é muito expressivo. Por isso, não cabe falar na existência de uma “onda conservadora”, mas sim de uma população que necessita de soluções.

Assim, o que se precisa agora é que o eleitor satisfeito não se acomode: cobre pela implementação das propostas que conquistaram seu voto. E o que se decepcionou com os resultados também se mantenha participativo na busca por melhorias. O país somente poderá prosperar quando sua população se mantiver motivada e engajada em sua vida política.

Comentário geral

Texto muito bom. Tudo que foi assinalado em verde ou vermelho não são nem erros nem desvios, apenas pontos que vale a pena comentar, no sentido de ajudar o autor a aprimorar-se. Independentemente disso, a redação é um exemplo de dissertação argumentativa, tanto em termos de argumentação, quanto de coesão e coerência. O autor introduz um problema no primeiro parágrafo, discute-o com pertinência nos três parágrafos seguintes e extrai uma conclusão. É simplesmente isso que se espera de uma dissertação argumentativa de um aluno do ensino médio. Qualquer coisa que vá além disso pode tornar a redação melhor, mas o que foi apresentado já é suficiente para chegar à nota máxima.

Aspectos pontuais

1) Primeiro parágrafo: “Embalado”? É mais objetivo dizer que o país ainda não atingiu, não obteve, não alcançou o desenvolvimento prometido.

2) Segundo parágrafo: a) um dever, a rigor, não é um direito. Se o autor pretende mostrar que o voto é ao mesmo tempo um direito e um dever, ele deve deixar isso explícito e não simplesmente afirmar que cumprir um dever é exercer um direito. b) O problema mais grave da redação está aqui: além do grande número de partidos, há outros problemas. Mas, independentemente disso, o autor se expressa de um modo muito confuso. O que o autor quer destacar é a falta de consistência ideológica dos políticos e de seus partidos.

3) Terceiro parágrafo: existe a palavra “percentil”, mas aparentemente o autor quer dizer “percentual”.

Competências avaliadas

As notas são definidas segundo os critérios da pontuação do MEC
Título nota (0 a 1000)
Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. 200
Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. 200
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 200
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. 200
Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 200
Nota final 1000

Redações corrigidas

Título nota (0 a 1000)

Os textos desse bloco foram elaborados por internautas que desenvolveram a proposta apresentada pelo UOL para este mês. A seleção e avaliação foi feita por uma equipe de professores associada ao Banco de redações.

Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012.

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