Topo

Banco de Redações

O UOL corrige e comenta 20 redações. Envie a sua sobre o tema da vez



REDAÇÕES CORRIGIDAS - Dezembro/2018 Epidemia alimentar: sobrepeso e obesidade

Redação corrigida 600

O sobrepeso e seus males

Erro Alteração Correção

Estamos vivendo uma epidemia de obesidade e sobrepeso em grande parte do planeta.

É necessário reverter esta essa situação, conscientizando e alertando as pessoas a respeito dos perigos deste desse mal.

É comprovado pela ciência e pela medicina, que medicina que o excesso de peso pode acarretar sérios problemas e riscos à saúde da população, com o surgimento de muitas doenças e outros males.

Muitas vezes, uma alimentação errada, como as comidas fast food, refrigerantes, salgadinhos, doces, chocolates, etc., contribuem para que as pessoas fiquem com o peso elevado.

Talvez, então, a solução esteja no consumo de alimentos menos calóricos e a na mudança nos dos hábitos alimentares, uma boa dieta, além da prática regular de atividades e exercícios físicos nas academias.

Só assim, estaremos assim estaremos tomando medidas para combater o sobrepeso e ter um padrão e uma qualidade de vida mais saudável.

Comentário geral

Texto mediano, em que o autor se limita a repetir com suas palavras o que já está claro na proposta de redação. Não existe, propriamente, uma reflexão aprofundada sobre o tema, mas generalidades e superficialidades, que acabam tratando um problema de saúde pública como se fosse um problema individual, cuja solução está na força de vontade do indivíduo que dele padece. As coisas não são tão simples assim e espera-se de um estudante do Ensino Médio uma demonstração da capacidade de, efetivamente, compreender a amplitude do tema e abordá-lo que forma mais aprofundada. Por outro lado, apesar da superficialidade, o texto é uma dissertação argumentativa, escrita numa linguagem clara, pelo que não pode ser considerado insuficiente.

Aspectos pontuais

1) Terceiro parágrafo: a medicina é uma ciência. Por isso, apresentá-las como se fosse duas coisas diferentes não tem razão de ser.

2) Quarto parágrafo: “muitas vezes” é vago e impreciso. Se não há números ou porcentuais concretos, talvez fosse melhor falar em “na maioria das vezes”.

3) Sexto parágrafo: o autor esqueceu que não está tratando só do sobrepeso, mas também da obesidade.

Competências avaliadas

As notas são definidas segundo os critérios da pontuação do MEC
Título nota (0 a 1000)
Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. 120
Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. 120
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 120
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. 120
Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 120
Nota final 600

Redações corrigidas

Título nota (0 a 1000)

Os textos desse bloco foram elaborados por internautas que desenvolveram a proposta apresentada pelo UOL para este mês. A seleção e avaliação foi feita por uma equipe de professores associada ao Banco de redações.

Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012.

Copyright UOL. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução apenas em trabalhos escolares, sem fins comerciais e desde que com o devido crédito ao UOL e aos autores.