Topo

Educação

Banco de Redações

O UOL corrige e comenta 20 redações. Envie a sua sobre o tema da vez


REDAÇÕES CORRIGIDAS - Novembro/2018 A onda conservadora e o Brasil nos próximos anos

Redação corrigida 440

Onda da justiça, onda do bem

Inconsistente Erro Correção

A onda conservadora tomou proporções significativas com a eleição do novo presidente do Brasil (Jair Bolsonaro). A marola cresceu e virou uma grande onda que varrerá o país nos próximos quatro anos. E pode-se dizer que essa benéfica mudança é fruto de uma decepção gradativa que vem de anos.

Os próximos quatro anos serão marcados por mudanças radicais em nosso Brasil. No que se refere a termos políticos à política, a transformação foi severa, com a troca da maioria dos governantes e parlamentares. Isso reflete o clamor nacional pela recuperação de valores, e com certeza valores e, com certeza, foi de extrema importância essa rotatividade mudança porque limpou os velhos costumes empreguinados impregnados e colocou uma nova esperança para a nação, com menos privilégios políticos e mais justiça.

Do ponto de vista social é possível afirmar que melhoras significativas virão junto com a onda conservadora no novo governo 2019 – 2023. A expectativa é de leis mais rígidas em defesa da população de bem para punir aqueles que atentam contra a constituição Constituição, como também a conservação dos princípios inerentes a à família e a à criação familiar.

Indubitavelmente, os próximos quatro anos serão totalmente opostos aos anos antecessores. O governo em busca de moral social e princípios políticos justos vêm vem com força para mostrar aos eleitores que fazem parte da onda conservadora que a decisão deles foi correta. E realmente será.

Comentário geral

Texto fraco. Exprime apenas o entusiasmo do autor com a virada conservadora da política brasileira. Mas ele não apresenta fatos – apenas juízos de valor – para sustentar o seu otimismo. Quando muito, refere-se aos problemas dos governos anteriores para explicar o fortalecimento da onda conservadora. De resto, o texto é quase ufanista. Não que o autor não possa manifestar sua opinião, mas ele deve fazê-lo construindo uma argumentação, o que se faz basicamente apresentando os fundamentos que o levam a ter sua opinião. Isso não existe aqui. A onda conservadora é vista com otimismo que se limita a adjetivá-la elogiosamente.

Aspectos pontuais

1) Primeiro parágrafo: a introdução é fraca e repetitiva. As duas primeiras frases, de caráter subjetivo, tentam dar a dimensão do fenômeno em termos genéricos. A última frase fala em “decepção gradativa” com os governos anteriores, mas não explicita os motivos dessa decepção, exceto pelo contraste com o que a onda conservadora, na opinião do autor, vai trazer. Em tempo: ondas não varrem: inundam, alagam, devastam...

2) Segundo parágrafo: “empreguinado” é um erro grave de ortografia. Além disso, a palavra foi usada de modo incorreto, pois exige um complemento: impregnado do quê? O autor não diz.

3) Terceiro parágrafo: de acordo com a realidade, as leis mais rígidas são para combater o crime, que não necessariamente atenta contra a Constituição. Difícil entender quais serão as leis mais rígidas sobre os “princípios inerentes” à família: que princípios são esses? O autor não diz.

4) Quarto parágrafo: a conclusão beira o surrealismo. Um governo não pode existir para mostrar que seus eleitores não escolheram errado. Não é essa a função de um governo.

Competências avaliadas

As notas são definidas segundo os critérios da pontuação do MEC
Título nota (0 a 1000)
Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. 120
Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. 80
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 80
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. 80
Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 80
Nota final 440

Redações corrigidas

Título nota (0 a 1000)

Os textos desse bloco foram elaborados por internautas que desenvolveram a proposta apresentada pelo UOL para este mês. A seleção e avaliação foi feita por uma equipe de professores associada ao Banco de redações.

Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012.

Copyright UOL. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução apenas em trabalhos escolares, sem fins comerciais e desde que com o devido crédito ao UOL e aos autores.