REDAÇÕES CORRIGIDAS - Setembro/2015 Disciplina, ordem e autoridade favorecem a educação?
Ordem e progresso?
Métodos de ensino militar não são compatíveis com o século XXI, e o XXI. O bom desempenho de colégios que seguem essa ideia de organização se deve a pré seleção à pré-seleção de alunos. Isso se evidencia não só pelas exigências do mercado de trabalho como também pelo sucesso em exames de colégios não militarizados.
Em tempos de capitalismo informacional, exige-se exigem-se funcionários flexíveis, criativos e capazes de encontrar soluções inteligentes para os problemas. A disciplina rígida no aprendizado dificulta a aquisição dessas habilidades na medida em que tem por lema "aprender e não questionar". Assim Assim, como diz a segunda lei da termodinâmica, nem sempre a ordem leva ao progresso, mas sim a harmonia.
Vale ainda ressaltar que, comete-se que se comete um erro ao relacionar o alto grau de disciplina com o bom rendimento dos estudantes. Na maioria dos colégios militares o ingresso é realizado mediante um rígido processo seletivo e, portanto, já espera-se que essas instituições obtenham melhor desempenho em provas. Além disso, as escolas técnicas de São paulo Paulo (as etecs Etecs), que também pre selecionam pré-selecionam os alunos, obtiveram desempenho no ENEM 2014 igual ou até mesmo superior aos colégios militares, mesmo sem adotar um modelo de disciplina pesado.
Desse modo, é preciso que pais e professores informem-se sobre todas as incógnitas do processo de aprendizagem para que não cometam erros na hora de selecionarem selecionar o modelo de ensino mais compatível com as aptidões dos discentes.
Comentário geral
Texto bom, que apresenta uma tese e levanta argumentos em sua defesa. É bem verdade que os argumentos são limitados e que a questão da disciplina rígida e aprendizado não é examinada em maior profundidade. Fora isso, há algumas ambiguidades que também prejudicam o texto e que veremos nos aspectos pontuais.
Aspectos pontuais
1) Primeiro parágrafo: Não se trata propriamente de métodos de ensino militar, mas de colégios militares, em que os alunos se submetem à rígida disciplina dos quarteis. A metodologia de ensino nessas instituições não está em discussão, até porque, aparentemente, não haverá diferença entre o modo de se ensinar matemática ou português numa escola civil ou militar. Enfim, o aluno usa gratuitamente uma expressão que não diz o que ele quer dizer: que colégios com a disciplina militar não são compatíveis com o século XXI.
2) Quarto parágrafo: a) é difícil entender o que o aluno chama de incógnitas do processo de aprendizagem. Se existem incógnitas aí, cabe aos teóricos da educação, aos pedagogos, discuti-las e esclarecê-las. b) Se a referência anterior foi a pais e professores, melhor teria sido falar em aptidões de seus filhos e alunos.
Competências avaliadas
As notas são definidas segundo os critérios da pontuação do MEC
Redações corrigidas
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