Ordem e progresso?

NOTA 8,0

Métodos de ensino militar não são compatíveis com o século XXI, e o XXI. O bom desempenho de colégios que seguem essa ideia de organização se deve a pré seleção à pré-seleção de alunos. Isso se evidencia não só pelas exigências do mercado de trabalho como também pelo sucesso em exames de colégios não militarizados.

Em tempos de capitalismo informacional, exige-se exigem-se funcionários flexíveis, criativos e capazes de encontrar soluções inteligentes para os problemas. A disciplina rígida no aprendizado dificulta a aquisição dessas habilidades na medida em que tem por lema "aprender e não questionar". Assim Assim, como diz a segunda lei da termodinâmica, nem sempre a ordem leva ao progresso, mas sim a harmonia.

Vale ainda ressaltar que, comete-se que se comete um erro ao relacionar o alto grau de disciplina com o bom rendimento dos estudantes. Na maioria dos colégios militares o ingresso é realizado mediante um rígido processo seletivo e, portanto, já espera-se que essas instituições obtenham melhor desempenho em provas. Além disso, as escolas técnicas de São paulo Paulo (as etecs Etecs), que também pre selecionam pré-selecionam os alunos, obtiveram desempenho no ENEM 2014 igual ou até mesmo superior aos colégios militares, mesmo sem adotar um modelo de disciplina pesado.

Desse modo, é preciso que pais e professores informem-se sobre todas as incógnitas do processo de aprendizagem para que não cometam erros na hora de selecionarem selecionar o modelo de ensino mais compatível com as aptidões dos discentes.

Comentário geral

Texto bom, que apresenta uma tese e levanta argumentos em sua defesa. É bem verdade que os argumentos são limitados e que a questão da disciplina rígida e aprendizado não é examinada em maior profundidade. Fora isso, há algumas ambiguidades que também prejudicam o texto e que veremos nos aspectos pontuais.

Aspectos pontuais

1) Primeiro parágrafo: Não se trata propriamente de métodos de ensino militar, mas de colégios militares, em que os alunos se submetem à rígida disciplina dos quarteis. A metodologia de ensino nessas instituições não está em discussão, até porque, aparentemente, não haverá diferença entre o modo de se ensinar matemática ou português numa escola civil ou militar. Enfim, o aluno usa gratuitamente uma expressão que não diz o que ele quer dizer: que colégios com a disciplina militar não são compatíveis com o século XXI.

2) Quarto parágrafo: a) é difícil entender o que o aluno chama de incógnitas do processo de aprendizagem. Se existem incógnitas aí, cabe aos teóricos da educação, aos pedagogos, discuti-las e esclarecê-las. b) Se a referência anterior foi a pais e professores, melhor teria sido falar em aptidões de seus filhos e alunos.

Competências avaliadas

Itens Nota
Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. 2,0
Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. 2,0
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 1,5
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. 1,5
Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 1,0
Nota final 8,0
Saiba como é feito a classificação das notas
2,0 - Satisfatório 1,5 - Bom 1,0 - Regular 0,5 - Fraco 0,0 - Insatisfatório

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