PUBLICIDADE
Topo

Educação

Banco de Redações

O UOL corrige e comenta 20 redações. Envie a sua sobre o tema da vez


REDAÇÕES CORRIGIDAS - Janeiro/2020 Supremo Tribunal Federal e opinião pública

Redação corrigida 600

Órgão Máximo

Inconsistente Erro Correção

O Supremo Tribunal Federal (STF) encontra-se no topo da hierarquia do poder judiciário Poder Judiciário e, nesse sentido, ele pode ser entendido como a lei máxima do país, ou seja, é o grande guardião da constituição Constituição federal. Nesse contexto, é indubitável que as decisões tomadas pelo STF envolvem a população brasileira. Sendo assim, a opinião pública e a maior instância do poder judiciário são estão diretamente ligadas.

Primeiramente, é importante ressaltar que que, nos últimos anos anos, a Suprema Corte teve protagonismo no cenário político brasileiro. A intensa divulgação das atividades do Supremo pela mídia tradicional e pelas redes sociais fizeram com que as decisões tomadas pelo por esse Tribunal ganhassem audiência global. Ademais, a cúpula do poder judiciário Poder Judiciário brasileiro tomou medidas que não envolvem questões processuais baseadas na lei (fato que gera impunidade).

Em uma segunda análise, constata-se que a maioria da população - segundo pesquisa Datafolha - não aprova o trabalho do STF. Essa situação se configura porque o público está mais atento às decisões tomadas pelo Supremo. Pois muitas das vezes Supremo, que, muitas vezes, parecem julgamentos de advogados de corruptos "graúdos" e não de ministros cuja função é preservar a constituição Constituição.

É evidente, portanto, que é necessário e incontestável a ação da Suprema Corte. Porém, com o intuito de ter aceitação geral da nação e defender a carta magna Carta Magna, é fundamental rever como estão sendo feitas as definições nomeações dos ministros. Outrossim Outrossim, é importante verificar os erros cometidos para que os mesmos não sejam repetidos.

Comentário geral

Texto mediano, com um grande número de problemas pontuais apontadas a seguir.

Competências

  • 1) Além dos erros corrigidos em verde, a linguagem apresenta alguns problemas, nos trechos assinalados em vermelho: um tribunal não pode ser entendido como uma lei, como é dito logo no primeiro parágrafo. "Audiência global" é um exagero. As repercussões das ações do Supremo nem sempre são internacionais. "Medidas que não envolvem questões processuais baseadas na lei" é uma expressão altamente obscura.
  • 2) O autor compreendeu o tema, mas o desenvolveu de modo tortuoso: os raciocínios do segundo e terceiro parágrafos não estão bem conectados entre si e o foco do autor varia, buscando as causas do problema tanto em questões instrínsecas às ações do tribunal, quanto no fato de a opinião pública estar mais atenta à corte.
  • 3) O argumento básico para a insatisfação com o STF, segundo o autor, são irregularidades ou até inconstitucionalidades nas decisões do tribunal. Isso está dito duas vezes, com palavras diferentes: no segundo parágrafo, são as "medidas que não envolvem...". No terceiro parágrafo, essas medidas são descritas como atuação que segue o padrão de "advogados corruptos".
  • 4) O autor demonstra domínio mediano dos recursos coesivos, a ponto de produzir um texto razoavelmente coeso.
  • 5) A conclusão de que a ação do STF é necessária e incontestável não decorre das premissas apresentadas anteriormente. A sugestão de intervenção é pertinente, embora genérica e de realização mais difícil do que o autor supõe.

Competências avaliadas

As notas são definidas segundo os critérios da pontuação do MEC
Título nota (0 a 1000)
Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. 120
Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. 120
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 120
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. 120
Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 120
Nota final 600

Redações corrigidas

Título nota (0 a 1000)

Os textos desse bloco foram elaborados por internautas que desenvolveram a proposta apresentada pelo UOL para este mês. A seleção e avaliação foi feita por uma equipe de professores associada ao Banco de redações.

Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012.

Copyright UOL. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução apenas em trabalhos escolares, sem fins comerciais e desde que com o devido crédito ao UOL e aos autores.


PUBLICIDADE