Topo

Banco de Redações

O UOL corrige e comenta 20 redações. Envie a sua sobre o tema da vez


REDAÇÕES CORRIGIDAS - Janeiro/2019 O Brasil e os imigrantes no mundo contemporâneo

Redação corrigida 280

Os imigrantes à [a] caminho do Brasil

Inconsistente Erro Correção

Sabe-se que os imigrantes venezuelanos estão migrando do seu país de origem devido a à crise econômica.

Como citou Maquiavel disse Maquiavel,Não não há nada mais difícil ou perigoso do que tomar a frente na introdução de uma mudança”, é mudança. É indubitável que o governo tem que pensar em diversas maneiras de acolher ou de rejeitar os imigrantes por quê pode imigrantes, que podem gerar desemprego, violência, falta de saneamento básico, dentre outros fatores entre outros problemas, devido a à grande quantidade de pessoas que imigram.

Porém, o Governo deve tomar medidas cabíveis, permitindo imigração de 25% dos venezuelanos. Assim, o Governo, junto com as empresas privadas, pode gerar novos empregos e com isso diminuindo diminuir a violência.

Comentário geral

O texto é um esboço de dissertação, seja pela brevidade, seja pela falta de coesão, seja por apresentar uma argumentação inconsistente.

Competências

• 1) Linguagem: a brevidade do texto ajuda a considerar insuficiente o desempenho linguístico do autor. Mesmo assim, há erros de ortografia, frases confusas e expressões ambíguas.

• 2) O autor entendeu parcialmente a proposta, restringindo a questão aos imigrantes venezuelanos e sem mencionar o Pacto Global, que gerou a proposta de redação. Em termos estruturais, o texto é o esboço de uma dissertação. Falta desenvolvimento.

• 3) A argumentação é confusa e inconsistente. Não fica claro a propósito do que o autor cita Maquiavel. Além disso, se os imigrantes só geram problemas, de acordo com o entendimento do autor, por que o governo deveria acolhê-los? E de onde o autor extrai a porcentagem de 25%. 25% do quê? De toda a população venezuelana? Dos imigrantes venezuelanos? Como os imigrantes geram problemas de saneamento básico? Como a criação de empregos para os imigrantes diminui a violência?

• 4) O autor não demonstra domínio dos mecanismos linguísticos, em especial dos recursos coesivos, que permitem compor uma dissertação. Os três parágrafos se conectam apenas pelo tema. Linguisticamente, são trechos avulsos.

• 5) Dizer que o governo deve tomar “medidas cabíveis” é uma proposta muito vaga. Que medidas seriam essas?

Competências avaliadas

As notas são definidas segundo os critérios da pontuação do MEC
Título nota (0 a 1000)
Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. 80
Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. 20
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 80
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. 80
Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 20
Nota final 280

Redações corrigidas

Título nota (0 a 1000)

Os textos desse bloco foram elaborados por internautas que desenvolveram a proposta apresentada pelo UOL para este mês. A seleção e avaliação foi feita por uma equipe de professores associada ao Banco de redações.

Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012.

Copyright UOL. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução apenas em trabalhos escolares, sem fins comerciais e desde que com o devido crédito ao UOL e aos autores.