Topo

Banco de Redações

O UOL corrige e comenta 20 redações. Envie a sua sobre o tema da vez


REDAÇÕES CORRIGIDAS - Abril/2019 Os ursos polares da Rússia e um dilema ecológico

Redação corrigida 480

Os novos vizinhos

Inconsistente Erro Correção

Atualmente, sabemos que o aumento da temperatura da Terra tem feito surgir vários problemas e a discussão sobre do aquecimento e a redução da emissão de gases pelas grandes nações que causam esse fenômeno global. O derretimento das calotas polares que sindo muito discudido discutido em vários encontros e foruns fóruns mundiais para falar sobre o meio ambiente. Umas Uma das consequências disso é a invasão de ursos polares nas cidades russas por conta do derretimento das calotas russas. Esse Esses animais estão à beira da extinção e sob proteção do governo, para não serem abatidos pelos seres humanos quando esses encontro acontece encontros acontecem. Esses animais estão sendo forçados a buscarem alimentos nas cidades e, inevitavelmente, o aumento dos ataques a seres humanos nesses encontros inesperados cresceram.

Com certeza certeza, o medo da populacão população desses lugares aumentou, fazendo que as pessoas mudasse mudassem suas rotinas para evitarem esses encontros. Pais não deixam mais seus filhos irem para escolas por medo de que alguma tragédia aconteça. A situação está tão critica crítica que esses animais não estão só na rua, estão invadindo casas, prédios, lojas de conveniência em busca de alimento. De fato, esse aquecimento não atinge só os ursos e os seres humanos, mas todos os outros animais como rapousas, focas, coelhos raposas, focas e coelhos, que também fazem parte dessa da cadeia alimentar dessa mesma região que depende dessas calostas calotas polares e de um clima equilibrado para sobreviver eitando reduzindo suas áreas de caça.

A população passa por mais uma preocupação que é não poder se defender desses ursos, pois eles estão sob proteção do governo que não os deixam deixa serem abatidos, por estarem à beira da extinção, o que acaba criando um atrito entre a população e o governo, por não tomar providências. Esses animais não se intimidam mais com os esforços de conteção contenção que a polícia e o governo têm feito, levantando a ideia de esforços mais dramáticos.

De fato, todas as nações que mais emitem esses gases na atmosfera precisam reduzir drasticamente sua produção e propor mais ideias de protocolos e leis que controlem as emissões desses gases causadores desse aquecimento para evitar problemas, tanto para os animais, quanto para a população.

Comentário geral

Texto fraco, marcadamente narrativo, superficial e redundante.

Competências

  • 1) O autor consegue se comunicar, mas há uma grande quantidade de erros, sem falar em repetições ou redundâncias: "esses animais", "esses encontros", "à beira da extinção". A frase assinalada em vermelho no primeiro parágrafo tem sintaxe truncada. Igualmente, a última frase do segundo parágrafo não faz sentido.
  • 2) O texto tem muitos elementos narrativos sobrepondo-se à dissertação. Numa tentativa de apresentar os problemas o autor fala coisas banais como o fato de a população estar com medo dos ursos ou de as mudanças climáticas não atingirem só os ursos. Infelizmente, o que fica faltando é uma reflexão sobre o problema.
  • 3) A argumentação é superficial e se limita à questão das causas do derretimento das geleiras do Ártico. Há uma contradição no terceiro parágrafo: diz-se que há tensão entre população e o governo que não toma providências. A seguir afirma-se que o governo e a polícia fazem esforços de contenção dos animais, que podem não ser eficientes, mas não deixam de ser uma providência.
  • 4) Como a argumentação é deficiente, não há como julgar o domínio dos recursos linguísticos necessários à construção de uma argumentação.
  • 5) A sugestão de intervenção é genérica. Além disso, o autor não compreende a verdadeira dimensão do problema da emissão de gases.

Competências avaliadas

As notas são definidas segundo os critérios da pontuação do MEC
Título nota (0 a 1000)
Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. 120
Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. 80
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 80
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. 120
Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 80
Nota final 480

Redações corrigidas

Título nota (0 a 1000)

Os textos desse bloco foram elaborados por internautas que desenvolveram a proposta apresentada pelo UOL para este mês. A seleção e avaliação foi feita por uma equipe de professores associada ao Banco de redações.

Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012.

Copyright UOL. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução apenas em trabalhos escolares, sem fins comerciais e desde que com o devido crédito ao UOL e aos autores.