Pátria amada, Brasil?

NOTA 2,5

É notório que o interesse dos brasileiros em mudar-se para outros países vem aumentando consideravelmente, principalmente entre os jovens.

Dentre tantos fatores relevantes, temos: a maior segurança em países desenvolvidos, a interminável crise em nosso país, com desemprego elevado e a perspectiva de melhor qualidade de vida em outras nações, reconhecidamente melhores para se viver. Entre os fatores que explicam esse fato, podemos citar a interminável crise econômica em nosso país, com taxas elevadas de desemprego, bem como perspectiva de melhores oportunidades de vida nos países desenvolvidos.

Sabe-se que o nosso país não passa por momentos de grande segurança, inclusive com uma Intervenção Federal vigente no estado do Rio de Janeiro. Por isso, os brasileiros têm buscado sair do país com medo da violência, que atinge a todos em qualquer lugar, gerando em todos a sensação de medo e insegurança.

Ainda quanto ao desejo dos brasileiros em mudar-se para outros países, nos últimos anos anos, o Brasil não atravessa um bom momento, com crise econômica, escândalos e mais escândalos de corrupção, acarretando em aproximadamente o que acarretou, aproximadamente, treze milhões de desempregados. Com isso, estão buscando oportunidades em outros lugares, com mais oportunidades de emprego, mesmo com salários menores e atribuições mais operacionais em alguns casos.

Nesse sentido, o sonho e a meta de mudança aumenta principalmente entre os mais jovens, que são mais corajosos e não veem problemas em arriscar a vida em uma nação desconhecida, buscando uma melhor qualidade de vida com oportunidades de estudos e empregos que não temos por aqui.

Como se vê, a insegurança, a crise econômica e a perspectiva de melhores dias para os nossos jovens fazem com que eles busquem novas oportunidades fora do país ou, ao menos tenham esse desejo.

Portanto, deve-se melhorar a infraestrutura em todas as áreas aqui no nosso país, a fim de mantê-los nessa terra maravilhosa e que agrega a todos, principalmente os brasileiros.

Comentário geral

Texto muito fraco, marcado por uma interpretação superficial do tema, sobre o qual o autor faz uma reflexão também superficial e muito redundante. O ponto alto do texto é que se nota que o autor, mesmo escrevendo muito mal, consegue pensar sobre o tema, procurando os motivos que explicam a seu ver o fato revelado pela pesquisa do Datafolha.

Aspectos pontuais

1) Primeiro parágrafo: como introdução, o autor limita-se a dizer, nas palavras do autor e de modo mais impreciso, o resultado da pesquisa do Datafolha. Deve-se ressaltar que o resultado da pesquisa não é "notório", amplamente conhecido, evidente. Se fosse, a pesquisa não estaria revelando a vontade de emigrar que atinge uma grande parte de nossa população.

2) Terceiro parágrafo: é composto de duas afirmações totalmente redundantes. O que o autor diz é que os brasileiros se sentem inseguros e com medo de tanta violência e, depois, repete a mesma ideia.

3) Quarto parágrafo: a) mais redundância: sair em busca de "oportunidades", evidentemente, em lugares onde há mais... "oportunidades". b) O sujeito da locução verbal "estão buscando" não está explícito, fica a gosto do leitor. c) "Atribuições mais operacionais"? O que significa isso? Só o autor pode entender, o leitor não...

4) Quinto parágrafo: no fundo, o autor apenas repete a informação de que os brasileiros querem buscar oportunidades no exterior, tentando explicar porque isso ocorre principalmente entre os mais jovens.

5) Sexto parágrafo: agora o autor junta tudo o que disse antes num único parágrafo sem trazer nada de novo.

6) Sétimo parágrafo: é uma grande contradição: se o Brasil é maravilhoso e "agrega" tantos, com o que o autor talvez queira dizer que o país acolhe a todos, é o caso de se perguntar por que as pessoas querem deixa-lo? Um país pode ser violento, corrupto, não oferecer oportunidades, passar por grandes crises econômicas e políticas e, ainda assim, ser maravilhoso e acolhedor?

Competências avaliadas

Itens Nota
Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. 0,5
Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. 1,0
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 1,0
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. 0,0
Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 0,0
Nota final 2,5
Saiba como é feito a classificação das notas
2,0 - Satisfatório 1,5 - Bom 1,0 - Regular 0,5 - Fraco 0,0 - Insatisfatório

Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012

Copyright UOL. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução apenas em trabalhos escolares, sem fins comerciais e desde que com o devido crédito ao UOL e aos autores.

UOL Cursos Online

Todos os cursos