Patrimônio em chamas

NOTA 2,5

Tendo em vista que o Museu Nacional é um local onde se preserva preservam monumentos históricos que marca toda cultura de um país com suas espécies antigas.

Deixando Por deixar suas raízes do passado enraizadas nas gerações atuais e por vir, podemos citar o Museu Nacional do Rio de Janeiro como uma das um dos mais relevantes e significativas da cultura local, com lembranças diversas de Dinossauros dinossauros entre outras espécies.

Sendo assim assim, o Brasil é composto por vários monumentos históricos, em específico o Museu Nacional do Rio de Janeiro é o que será pautado no momento por ter pego em chamas sofrendo com o descaso e abandono de recursos, o que gerou grande sofrimento na população.

Museu esse em que eram expostos Dinossauros, borboletas e monumentos da antiguidade descobertos ao longo do tempo, histórias pertinentes da cultura Brasileira brasileira, de que hoje só nos resta restam lembranças de imagens vistas de por quem conseguiu usufruir a tempo desse patrimônio.

Tendo em vista que toda uma história antiga foi pega em chamas pegou pela falta de conservação e preservação adequada do local, para que ela continuasse sendo vista pelas futuras gerações, o que resta aos profissionais de bombeiros é tentar resgatar o máximo possível das exposições para que se reconstrua novamente o museu com as peças que restaram.

Por fim podemos concluir que o Museu Nacional Brasileiro Museu Nacional era de suma importância para recordações passadas no mundo e de toda uma história vivenciada pelo país ou estado, talvez com o Museu em chamas possamos ter mais cuidado e cautela com as raízes passadas que ainda são expostas em outros lugares do Brasil.

Comentário geral

Texto muito fraco, repleto de erros graves do começo ao fim. O autor revela, infelizmente, um domínio insuficiente da linguagem escrita e, embora se possa notar alguma compreensão do tema e de como deve ser uma dissertação, não se pode considerar o texto dissertativo. Antes, é um ajuntamento de informações isoladas, nem sempre agrupadas em frases, que não formam um todo.

Aspectos pontuais

1) Primeiro parágrafo: o autor começa muitos parágrafos com os verbos no gerúndio. Esse parágrafo é uma oração subordinada, mas não há uma oração principal. Por isso ele é agramatical.

2) Segundo parágrafo: a) "raízes ... enraizadas" é uma redundância absurda. b) "lembranças de dinossauros" é uma expressão que não dá conta de descrever o que de fato havia no Museu.

3) Terceiro parágrafo: a) O Brasil não é composto apenas por monumentos históricos. b) A sintaxe truncada e o vocabulário inadequado tornam o resto do parágrafo agramatical.

4) Quarto parágrafo: também está solto no texto, mostrando problemas de coesão. Além disso, a inadequação vocabular predomina, fazendo com que as palavras não deem conta do que o autor quer expressar.

5) Quinto parágrafo: a) bastava dizer "bombeiros". b) Não são as exposições que serão resgatavas, mas algumas peças que eram expostas no museu.

6) Sexto parágrafo: todo o trecho em vermelho é confuso sintaticamente e precisaria ser totalmente reescrito para apresentar coerência.

Competências avaliadas

Itens Nota
Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. 0,5
Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. 0,5
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 0,5
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. 0,5
Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 0,5
Nota final 2,5
Saiba como é feito a classificação das notas
2,0 - Satisfatório 1,5 - Bom 1,0 - Regular 0,5 - Fraco 0,0 - Insatisfatório

Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012

Copyright UOL. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução apenas em trabalhos escolares, sem fins comerciais e desde que com o devido crédito ao UOL e aos autores.

UOL Cursos Online

Todos os cursos