REDAÇÕES CORRIGIDAS - Fevereiro/2018 Pena de morte: o Brasil deve adotá-la? Por quê?
Pena de morte e divisão de opiniões
É evidente que a pena de morte, no Brasil, trásinúmeras divisões de opiniões, que traz inúmeras divisões de opinião, quer sejam elas a favor ou contra. Respeitando-se o posicionamento de quem a interpreta. Sobre tudo Sobretudo, as diversas formas de entendimento sobre tal causa dessa questão serão, muitas vezes, diferentes, principalmente na visão dos religiosos e das vítimas da violência.
Sabe-se que, no Brasil, a liberdade de expressão e religião é livre, podendo assim expressar as diversas formas de posicionamento com relação a à pena de morte na região no país, onde, muitas vezes, atribuindo aos seus fiéis a sua doutrina e disciplina, cria-se uma tese diferente com relação ao posicionamento de tal questão.
No entanto, ao longo dos anos, a violência tem aumentado abundantemente para a infelicidade dos Brasileiros brasileiros, criando assim um sentimento de insegurança e revolta, as quais, muitas vezes, dar-se-a dar-se-á falta de planejamento na segurança pública. Fortalecendo a essas pessoas, vítimas da violência, a convicção de que a cada tempo que passa é necessário a pena de morte no Brasil.
Em fim Enfim, como mencionado acima, no Brasil, há diversas divisões de opiniões opinião com relação a à pena de morte. Para evitá-las é preciso que as pessoas tomem conhecimento que o direito a à vida é uma das prioridades das leis estabelecidas na nossa constituição e independentemente do grave acontecido Constituição e, independentemente do acontecido, temos que preservá-la. Podendo assim, rever nossas leis e modificá-las nos pontos que são necessários.
Comentário geral
Infelizmente, o texto é muito fraco. O autor apresenta um domínio precário do português escrito, pois mal consegue se comunicar com clareza e correção. Não bastasse isso, a estrutura, ainda que tente ser dissertativa, também deixa muito a desejar. Os dois primeiros parágrafos formam uma introdução confusa e redundante sobre as opiniões favoráveis ou contrárias à pena de morte. O terceiro parágrafo é um adendo que tenta explicar o porquê dessa divergência de opiniões. Só no último parágrafo, misturando desenvolvimento e conclusão, o autor se posiciona a respeito do tema, mas principalmente do tema que ele mesmo extraiu da proposta de redação: a divergência de opiniões sobre a pena de morte e como evitar essa divergência. Ou seja, além de tudo, ele ainda evidenciou que não entendeu o tema sobre o qual deveria dissertar.
Aspectos pontuais
1) Primeiro parágrafo: a) Não há inúmeras opiniões. Pode haver várias, inúmeras não. E basicamente elas são duas: pró e contra. b) Não está claro, está apenas implícito o que faz divergir religiosos e vítimas da violência. Mas o debate não envolve só essas duas partes. c) O uso recorrente de orações subordinadas reduzidas de gerúndio em oração principal demonstra desconhecimento de sintaxe e pontuação.
2) Segundo parágrafo: muito confuso e não aprece acrescentar nenhuma informação nova ao que foi dito antes.
3) Terceiro parágrafo: termina com a sintaxe totalmente truncada, pois o autor não sabe usar conectivos e insiste no uso equivocado de oração reduzida de gerúndio.
4) Quarto parágrafo: a) Não se trata de evitar a divergência de opiniões. Trata-se de ser favorável ou contrário à pena de morte. De qualquer modo, foi aqui que o aluno apresentou seu único argumento contrário à pena de morte. Contudo, novamente, o mesmo erro: oração reduzida de gerúndio sem oração principal.
Competências avaliadas
As notas são definidas segundo os critérios da pontuação do MEC
Redações corrigidas
Os textos desse bloco foram elaborados por internautas que desenvolveram a proposta apresentada pelo UOL para este mês. A seleção e avaliação foi feita por uma equipe de professores associada ao Banco de redações.
Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012.
Copyright UOL. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução apenas em trabalhos escolares, sem fins comerciais e desde que com o devido crédito ao UOL e aos autores.