REDAÇÕES CORRIGIDAS - Julho/2019 A ciência na era da pós-verdade
Pensamento científico em perigo
A ciência contribuiu, ao longo dos séculos, para o desenvolvimento da sociedade tal como a conhecemos. Graças à a ela, diversas comodidades, como meios de comunicação, internet e medicamentos, estão disponíveis. Entretanto, seu prestigio prestígio vem diminuindo entre a população. Este Esse fenômeno está bastante associado às novas formas de consumo de informações e pode trazer grandes prejuízos ao povo.
Atualmente, a disseminação de informações tornou-se mais dinâmica. Entretanto, isto isso favoreceu as chamadas "fake news", caracterizadas por apresentarem inverdades, muitas vezes convenientes para alguns segmentos da sociedade. Ainda Além disso, o impacto destas dessas notícias é favorecido pela chamada era da pós-verdade, que, como explica o filósofo Paulo Ghiraldelli, caracteriza-se por uma situação em que fatores pessoais pesam mais no momento de analisar uma informação do que qualquer outro. Com isto isso, tanto o pensamento crítico, como o científico são postos para escanteio.
Além disso, a descrença na ciência traz consequências negativas para a população, sendo um claro exemplo desta relação desse fato o caso da vacinação. Tal ligação se dá pelo fato de o Brasil, nos últimos anos, ter passado de país modelo na pauta de imunização à a figurante entre os principais países com aumento na incidência de sarampo. Neste Nesse processo, o disseminado movimento anti-vacinas antivacinas, carente de base técnica científica, teve importante contribuição. Associado à a ele, também contribui a falta de criticidade relativa às informações.
Dado o exposto, faz-se necessário trabalhar pela valorização da ciência. Neste Nesse processo, as instituições educacionais são fundamentais e devem contribuir para a formação de cidadãos críticos. Além disso, devem estimular o primeiro contato com a ciência e sua compreensão, por meio de atividades práticas contextualizadas com o dia a dia. Além disso, é de suma importância que as empresas ligadas à comunicação desenvolvam mecanismos de combate às "fake news", a fim de evitar a disseminação de informações prejudiciais à população. Desta Dessa forma, contribuir-se-á para o melhor uso do conhecimento.
Comentário geral
Texto excelente, que só não tira a nota máxima pelos problemas atinentes à competência 1.
Competências
- 1) Há erros gramaticais suficientes para impedir a atribuição da nota máxima. Foram corrigidos em verde. Em vermelho, assinalamos inconsistências linguísticas: a) remédios são mais do que uma comodidade. b) "postos para escanteio" é expressão da linguagem informal, que foge ao tom formal do texto. c) Que "ligação"? Ao que o autor se refere? d) A mesóclise ("contribuir-se-á") também foge ao tom do texto por ser uma forma gramatical em desuso. Tudo isso deve ser encarado como sugestões para o autor aprimorar-se.
- 2) O autor compreendeu o tema e soube desenvolvê-lo dentro dos limites de uma dissertação argumentativa, cumprindo plenamente as exigências desta competência.
- 3) O autor apresentou argumentos tanto para explicar o descrédito atual na ciência, como para mostrar porque esse descrédito é prejudicial. Soube selecionar e empregar fatos e opiniões em defesa de seu ponto de vista.
- 4) Nada a comentar. O autor demonstrou que sabe usar os recursos linguísticos necessários para construir uma argumentação e um texto coeso.
- 5) Conclusão coerente e sugestões de intervenção pertinentes.
Competências avaliadas
As notas são definidas segundo os critérios da pontuação do MEC
Redações corrigidas
Os textos desse bloco foram elaborados por internautas que desenvolveram a proposta apresentada pelo UOL para este mês. A seleção e avaliação foi feita por uma equipe de professores associada ao Banco de redações.
Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012.
Copyright UOL. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução apenas em trabalhos escolares, sem fins comerciais e desde que com o devido crédito ao UOL e aos autores.