Topo

Educação

Banco de Redações

O UOL corrige e comenta 20 redações. Envie a sua sobre o tema da vez


REDAÇÕES CORRIGIDAS - Novembro/2018 A onda conservadora e o Brasil nos próximos anos

Redação corrigida 780

Polarização no Brasil: amadurecimento da cultura política no país?

Inconsistente Erro Correção

A grave crise econômica enfrentada no país nos últimos 3 três anos, a pior recessão de nossa história e um alto índice de desemprego afetaram gravemente a nossa população. Além disto disso, os sucessivos escândalos de corrupção investigados e desvendados pela Operação Lava Jato Jato, do Ministério Público, trouxeram à tona uma a realidade nua e crua: a de que vários políticos, dos mais diversos escalões do Governo, foram descobertos e muitos deles, condenados à prisão por improbidade administrativa, corrupção passiva e ativa e desvios de dinheiro público.

Apesar de todo o sofrimento causado pelo contexto atual e uma “tempestade perfeita” no cenário macroeconômico, houve um aspecto extremamente positivo: despertou nos brasileiros um desejo de mudança, de renovação de seus representantes na Presidência da República, na Câmara de Deputados e no Senado Federal. Pela primeira vez em muitos anos, o PSDB e o PT, partidos tradicionais na disputa política no Brasil, não conseguiram eleger um presidente e perderam vários assentos no Senado e na Câmara.

O recado geral dar população foi também muito claro para os políticos da “velha guarda”, que não conseguiram se eleger ou reeleger: José Sarney, Roseana Sarney, Romero Jucá, Geraldo Alckmin, a ex-presidente Dilma Rousseff e Eduardo Suplicy, para citar alguns nomes tradicionais do cenário político. O PSL, partido do presidente eleito Jair Bolsonaro, terá a segunda maior bancada na Câmara dos Deputados, tendo elevado de 8 para 52 o número de seus representantes. Embora a polarização durante a campanha política nacional nacional, principalmente entre PT e PSL PSL, tenha provocado conflitos, tanto nas redes sociais como em protestos nas ruas, ela trouxe um amadurecimento e maior conscientização da população na escolha de seus candidatos.

Minha avaliação é a de que vivemos um processo de evolução, maior rigor na escolha dos candidatos e maior mobilização social sobre os temas que interessam à sociedade como um todo. Portanto, se a polarização trouxe renovação política; se o recado das urnas trará maior seriedade no gerenciamento dos recursos públicos; e se o presidente eleito Jair Bolsonaro respeitar a democracia e a Constituição Brasileira, teremos um saldo bastante positivo: um país de novo na rota do crescimento e uma classe política mais atenta às suas responsabilidades para com o povo brasileiro, que também aprendeu a cobrar seus direitos de seus representantes. O tempo dirá.

Comentário geral

É uma pena não podermos atribuir a esse texto a nota máxima, por um único motivo: ele apenas tangenciou a proposta de redação, falando sobre a mudança que aconteceu no cenário político com a eleição de Jair Bolsonaro. A questão do conservadorismo simplesmente não foi abordada. Além disso, embora apresente uma conclusão coerente com o desenvolvimento do texto, o autor não cumpre a exigência de sugerir uma intervenção para solucionar o problema, até porque, em sua análise, o saldo das eleições lhe parece positivo, desde que cumpridas as condições apresentadas no último parágrafo. De resto, o texto é excelente em todos os quesitos: linguagem formal e com pequenos problemas linguísticos ou gramaticais, estrutura dissertativa argumentativa, uma análise pertinente e coerente dos fatos. A qualidade do texto é indiscutível, concorde-se ou não com a perspectiva do autor.

Competências avaliadas

As notas são definidas segundo os critérios da pontuação do MEC
Título nota (0 a 1000)
Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. 200
Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. 20
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 200
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. 200
Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 160
Nota final 780

Redações corrigidas

Título nota (0 a 1000)

Os textos desse bloco foram elaborados por internautas que desenvolveram a proposta apresentada pelo UOL para este mês. A seleção e avaliação foi feita por uma equipe de professores associada ao Banco de redações.

Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012.

Copyright UOL. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução apenas em trabalhos escolares, sem fins comerciais e desde que com o devido crédito ao UOL e aos autores.