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REDAÇÕES CORRIGIDAS - Setembro/2019 Preservação da Amazônia: Desafio brasileiro ou internacional?

Redação corrigida 800

Preservação do meio ambiente, um dever de todos!

Inconsistente Erro Correção

As pautas ambientalistas têm sido cada vez mais discutidas no cenário mundial, o qual em que, mais recentemente, passou passou-se a discutir sobre a exploração da floresta amazônica. A grande questão é se a floresta deve ganhar "status" internacional ou se deve continuar sendo responsabilidade dos países que compõem abrangem a Amazônia. Mas seria justa justo que apenas alguns países da América do Sul tivessem que ceder suas florestas em prol do planeta, enquanto outras nações que já exploraram suas vegetações não pagam nada por isso?

A floresta amazônica é a maior do mundo e sua exploração causaria muitos impactos ao planeta, no entanto, não se pode exigir que apenas os países que compõem abrangem a Amazônia paguem a conta pelos países que já exploraram suas vegetações. Para que isso ocorra de maneira justa, todos os países deveriam ter uma porcentagem mínima de floresta preservada, e os que não conseguissem manter o mínimo, deveriam pagar aos que possuem mais áreas preservadas.

Dessa maneira, o Brasil seria capaz de extrair recursos financeiros da Amazônia sem ter que explorá-la, mantendo, assim, a integridade do ecossistema do planeta.

Com isso, pode-se concluir que é preciso sim preservar a floresta amazônica, mas essa tarefa também é responsabilidade dos países que já exploraram suas vegetações e devem, portanto, pagar por isso. Assim, o Brasil preservaria suas florestas em prol do planeta e seria remunerado pelas nações que não puderam fazê-lo.

Comentário geral

Texto bom, prejudicado por uma compreensão parcial do tema e pela falta de originalidade na argumentação.

Competências

  • 1) Texto bem escrito, com poucos erros, de gravidade mediana. O trecho assinalado em vermelho não se refere à linguagem.
  • 2) O autor compreendeu parcialmente o tema, de vez que não se manifestou explicitamente sobre a questão da internacionalização ou da soberania brasileira na Amazônia. No entanto, essa questão não deixa de estar implícita na ideia de que o Brasil deve preservar a floresta, desde que a comunidade internacional pague por isso.
  • 3) No trecho assinalado em vermelho, o autor incorre num equívoco, ao argumentar que só países que tivessem sua vegetação preservada poderiam cobrar do Brasil a proteção da Amazônia. Tanto na Europa quanto nos Estados Unidos ou na China a quase totalidade das florestas nativas já não existem. Esse é o cerne do tema da redação, países que já foram desmatados, como a França, falar em internacionalização, é, de fato, injusto, mas o desmatamento lá é irreversível. Portanto, é absurdo exigir que a França ou outra nação se refloreste para debater a preservação da Amazônia. É uma hipótese sem fundamento. O argumento válido do autor é o que foi extraído da coletânea: se querem manter a floresta intecta, as nações têm de pagar por isso.
  • 4) O texto tem coerência e coesão. O autor soube construir a dissertação argumentativa, mesmo com o problema na argumentação, que atrapalha a coesão da redação.
  • 5) A sugestão é pertinente, mas não é original, pois apenas repete proposta mencionada na coletânea.

Competências avaliadas

As notas são definidas segundo os critérios da pontuação do MEC
Título nota (0 a 1000)
Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. 160
Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. 160
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 160
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. 160
Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 160
Nota final 800

Redações corrigidas

Título nota (0 a 1000)

Os textos desse bloco foram elaborados por internautas que desenvolveram a proposta apresentada pelo UOL para este mês. A seleção e avaliação foi feita por uma equipe de professores associada ao Banco de redações.

Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012.

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