Topo

Educação

Banco de Redações

O UOL corrige e comenta 20 redações. Envie a sua sobre o tema da vez


REDAÇÕES CORRIGIDAS - Junho/2018 O Brasil paralisado: o que você pensa sobre a greve dos caminhoneiros?

Redação corrigida 200

Problemas causados pela greve dos caminhoneiros

Inconsistente Erro Correção

Observa-se que o O Brasil é um dos países com grande carga tributária isso tributária. Isso acabou desencadeando um grave problema problema: a greve dos caminhoneiros caminhoneiros, que trouxe várias complicações para a população população, como a dificuldade de viajar para trabalhar alimentos como frutas e verduras e até mesmo a chegada de medicamentos para os hospitais.

Durante a greve em alguns estados estados, não foi possível nem o direito de passar pelos bloqueios para ir trabalhar prejudicando inclusive algo tão importante e constitucional que é o direito de ir e vim vir.

Grandes cargas de alimentos como leite verduras frutas estragando além da perda da carga viva na estrada por não poder passar e a falta deles que acabou aumentando o valor dos produtos e trazendo mais gastos para as pessoas.

Outra situação que foi dificultada durante a greve foi a chegada de medicamentos para os hospitais que prejudicou bastante a vida e a saúde das pessoas que precisam, pois, o pois o uso continuo contínuo desses remédios é imprescindível para continuar vivendo bem.

Mediante a situação descrita acima é possível afirmar que que, apesar da de a greve ter acontecido por motivos justos ela justos, ajustiçou grande parte da população. A greve precisa ser feita de forma pacifica pacífica para que resolva de forma objetiva a situação tributária do pais.

Comentário Geral

Texto muito fraco. Tem graves problemas de linguagem, equívocos factuais e conceituais, além de não ter um caráter propriamente argumentativo. O autor apenas expõe os fatos e, no último parágrafo, tira uma conclusão inicialmente sem sentido, que termina de modo equivocado.

Aspectos pontuais

1) Primeiro parágrafo: a) esse “observa-se que” é uma espécie de muleta verbal, com a qual o autor tenta dar mais credibilidade à afirmação que faz a seguir. É desnecessário e pode ser suprimido. Devem-se evitar esse tipo de construção sintática. b) “Um dos países com grande carga tributária” é uma afirmação genérica e não foi isso o que desencadeou a greve. c) O parágrafo termina de modo agramatical, sem seguir as regras do idioma.

2) Segundo parágrafo: além do erro crasso no final, o parágrafo é narrativo.

3) Terceiro parágrafo: totalmente agramatical, não respeita a sintaxe e nem a pontuação, não tendo qualquer tipo de organização léxica e sintática.

4) Quarto parágrafo: a) o que o autor quis dizer com “a greve ajustiçou”. O uso do verbo ajustiçar não faz o mínimo sentido aqui, como se pode conferir pelo seu significado no dicionário. b) A última frase se refere a qualquer greve, aparentemente. E, mais uma vez, a greve foi motivada basicamente pelo preço do diesel, não pela exigência de uma reforma tributária.

Competências avaliadas

As notas são definidas segundo os critérios da pontuação do MEC
Título nota (0 a 1000)
Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. 50
Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. 50
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 50
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. 50
Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 0
Nota final 200

Redações corrigidas

Título nota (0 a 1000)

Os textos desse bloco foram elaborados por internautas que desenvolveram a proposta apresentada pelo UOL para este mês. A seleção e avaliação foi feita por uma equipe de professores associada ao Banco de redações.

Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012.

Copyright UOL. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução apenas em trabalhos escolares, sem fins comerciais e desde que com o devido crédito ao UOL e aos autores.