Problemas Costumeiros da Sociedade

NOTA 2,0

"Fake News" vem As fake news vêm se tornando um problema continuo contínuo hoje em dia, e dia e elas interferem cada vez mais no nosso cotidiano.

As fake news tomam conta do mundo hodierno, estando em todas as partes partes, como Facebook e Twitter, os mais comuns, espalhando boatos com o intuito de difamar políticos, atletas e cidadãos comuns.

A manipulação política é outro fato recorrente que vem crescendo ano após ano, como que em 2017 era eram apenas 28 países e atualmente chegamos a 48 que sofrem de influência política influência na política por meio de perfis falsos e fake news.

Neste momento momento, a manipulação vem ficando tão frequente e intensa que até nos os sites de busca, como Google, Yahoo e o Bing, vem vêm se tornando palco deste desse fato, que vem virando costume ao redor do mundo nas épocas de eleições.

Em suma, a principal defesa que nós brasileiros nós, brasileiros, temos é de não não compartilhar informações sem antes verificar sua procedência e sua fonte, confirmando se são reais ou não, para não sermos parte dessa massa que modifica nosso modo de pensar com informações fúteis falsas.

Comentário geral

Texto muito fraco. Apesar de o autor não cometer muitos erros gramaticais, por escrever num estilo bastante simples, em termos de conteúdo o texto deixa muito a desejar. Basicamente, ele reproduz, com as palavras do autor, as informações que são dadas no texto que acompanha a proposta de redação. Além disso, é superficial e não se dá conta da profundidade do problema, credo que uma verificação de procedência é suficiente para solucionar a guerra virtual de desinformação.

Aspectos pontuais

1) Segundo parágrafo: a escolha do vocabulário é ruim: "hodierno" destoa do resto do texto, "em todas as partes" é uma maneira incorreta de se referir a algo que está especificamente na mídia, "os mais comuns" é uma expressão incompleta, talvez "os mais frequentados entre as redes sociais".

2) Terceiro parágrafo: "como que" foi empregado de modo agramatical e não deixa clara a relação que o autor pretende estabelecer entre suas declarações.

3) Quarto parágrafo: as declarações informações não são "fúteis" (= inúteis), pois elas têm um objetivo. Elas são, sim, falsas.

Competências avaliadas

Itens Nota
Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. 1,0
Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. 0,5
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 0,0
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. 0,0
Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 0,5
Nota final 2,0
Saiba como é feito a classificação das notas
2,0 - Satisfatório 1,5 - Bom 1,0 - Regular 0,5 - Fraco 0,0 - Insatisfatório

Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012

Copyright UOL. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução apenas em trabalhos escolares, sem fins comerciais e desde que com o devido crédito ao UOL e aos autores.

UOL Cursos Online

Todos os cursos