Topo

Educação

Banco de Redações

O UOL corrige e comenta 20 redações. Envie a sua sobre o tema da vez


REDAÇÕES CORRIGIDAS - Agosto/2019 Criptomoeda: tecnologia e revolução econômica

Redação corrigida 1000

Problemáticas para utilização das criptomoedas

Inconsistente Erro Correção

As reflexões acerca de como o uso das criptomoedas pode representar uma revolução econômica mundial atestam a relevância do assunto na atualidade. Entretanto, embora essa tecnologia de criptografia possa exprimir uma política monetária dos novos tempos e proporcionar grande autonomia para seus usuários, há uma série de problemas que podem impedir uma revolução dessa proporção. Entre esses problemas estão: a resistência dos governos diante da perda de controle econômico em seus países e os riscos que apresentam para seus investidores.

A criação das criptomoedas foi possibilitada pela tecnologia blockchain (cadeia em blocos), composta por uma base de dados que armazena o histórico de transações e possui uma forte criptografia nesse processo. Assim, diferentemente das moedas tradicionais, as moedas virtuais não são controladas pelo Banco Central, ou seja, o seu uso é livre de instâncias burocráticas. Dessa forma, como a maior fonte de poder para os governos são os seus bancos centrais e o monopólio de dinheiro, a possível mudança de um controle monetário centralizado para um descentralizado apresenta sofre de forte resistência dos governos, pois acabaria com tal poder. Um exemplo dessa perda de controle é que o governo ficaria impedido de emitir e valorizar a moeda e ainda de bloquear o dinheiro das pessoas, como historicamente já aconteceu em políticas econômicas de alguns países.

É inegável a relevante transformação econômica, política e social que o uso das criptomoedas pode proporcionar para a sociedade atual vez atual, uma vez que elas desburocratizam os processos, eliminam intermediários e permitem a descentralização da moeda. Todavia, existem riscos para os investidores nessas moedas em razão da abertura que elas oferecem para operações ilícitas. Nesse sentido, a moeda virtual é baseada em um software de código aberto que permite o anonimato das pessoas e, devido à dificuldade de rastrear os usuários, o mercado das moedas virtuais estimula a prática de crimes como a corrupção e a lavagem de dinheiro. Os bitcoins (primeira moeda virtual do mundo) utilizados pelos investidores no intuito de movimentar grandes quantias não declaradas são um exemplo dessa prática ilícita.

Portanto, verifica-se que vários são os fatores que impedem uma revolução econômica mundial proveniente das criptomoedas. Diante disso, para se esperar um crescimento considerável desse novo tipo de dinheiro são necessárias relevantes medidas, entre as quais estão a regulamentação específica da moeda virtual no que concerne a sua utilização e comercialização e o atendimento a critérios amplamente divergentes como a descentralização com proteção ao consumidor e a preservação do anonimato dos usuários sem ser um canal de evasões fiscais e outras ilicitudes.

Comentário geral

O texto atende plenamente às exigências das cinco competências avaliadas, como se verá a seguir.

Competências

  • 1) O texto merece a nota máxima, pois o autor demonstra domínio da modalidade escrita formal do português. Apenas como sugestão, ressalve-se a prolixidade do texto, que poderia ser mais sintético.
  • 2) O autor compreendeu bem o tema e o desenvolveu numa dissertação argumentativa bem elaborada, examinando as duas faces da criptomoeda, bem como da revolução que elas podem ocasionar.
  • 3) A argumentação é consistente e sólida. Há ressalvas técnicas que se pode fazer quanto ao fato de o autor misturar o uso da criptomoeda como meio de troca de valores e como investimento, mas trata-se de problemas muito específicos que podem ser relevados no texto de um estudante do ensino médio.
  • 4) O autor sabe concatenar os parágrafos, usar recursos coesivos e construir uma linha de raciocínio.
  • 5) Sugestão de intervenção adequada e bem exposta.

Competências avaliadas

As notas são definidas segundo os critérios da pontuação do MEC
Título nota (0 a 1000)
Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. 200
Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. 200
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 200
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. 200
Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 200
Nota final 1000

Redações corrigidas

Título nota (0 a 1000)

Os textos desse bloco foram elaborados por internautas que desenvolveram a proposta apresentada pelo UOL para este mês. A seleção e avaliação foi feita por uma equipe de professores associada ao Banco de redações.

Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012.

Copyright UOL. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução apenas em trabalhos escolares, sem fins comerciais e desde que com o devido crédito ao UOL e aos autores.