REDAÇÕES CORRIGIDAS - Junho/2019 Universidade em crise: quem paga a conta?
Pública e gratuita
No Brasil, as melhores universidades sempre foram as públicas: USP e UNICAMP, por exemplo, figuram entre as 300 melhores do planeta, segundo o ranking inglês THE (Times Higher Education). Essa qualidade é proveniente de investimentos, principalmente em produção de conhecimento, além da oportunidade de ensino gratuito à população.
Quanto à produção de conhecimento, pesquisas de enorme relevância são desenvolvidas no país. Na UnB (Universidade Federal de Brasília de Brasília), por exemplo, há o desenvolvimento de um equipamento para facilitar a cicatrização de diabéticos. Tal iniciativa pode reduzir gastos do SUS (Sistema Único de Saúde) com esses pacientes e proporcionar maior qualidade de vida, evitando o sofrimento de amputações. Se a instituição fosse privada, o mais provável é que esse estudo não existiria, pois a prioridade seria o lucro, indício disso é a inexistência de pesquisas científicas em faculdades particulares no território nacional.
Em relação á à gratuidade, se hoje os mais pobres são minoria no Ensino Superior ensino superior público, a cobrança de mensalidade reduziria o percentual desses a próximo de quase zero. O número de estudantes oriundos de escolas públicas nas faculdades aumenta com programas sociais como cotas, subsídios e bolsas e não com mais um entrave financeiro.
Enfim, o aparente gasto com pesquisas pode reduzir custos para o Governo, como no caso de estudos relacionados à saúde, e a gratuidade é essencial à formação de muitos alunos. A educação, portanto, precisa ser prioridade e os investimentos em Universidades públicas mantido mantidos ou, se possível, ampliado ampliados.
Comentário geral
Texto bom, com problemas na argumentação, que é o aspecto mais importante da modalidade de texto avaliada.
Competências
- 1) Texto bom quanto à linguagem. Há poucos erros corrigidos em verde, sendo de maior destaque os de concordância no último parágrafo. Por outro lado, não há nenhum aspecto que justifique uma nota maior nesta competência.
- 2) O autor compreendeu o tema e desenvolveu um texto dissertativo-argumentativo. Há, porém, problemas justamente na argumentação.
- 3) A argumentação só contempla um dos aspectos apresentados na tese: a qualidade da pesquisa na universidade pública brasileira, em especial com o exemplo da UnB. Não existe nenhuma razão que justifique ou comprove que o fato de ser gratuita confira qualidade à universidade brasileira. O autor acha a gratuidade importante, mas não mostra como ela gera excelência. Há também um argumento mais fraco: o de a USP e Unicamp figurarem entre 300 grandes universidades do mundo. Sem saber em que posição elas ocupam nesse ranking, essa informação é relativa demais. Finalmente, há um argumento sem nenhuma comprovação factual: a de que inexiste pesquisa em universidades particulares.
- 4) O autor tem bom desempenho nesta competência, mas nada que justifique uma nota maior.
- 5) Aqui também o texto deixa a desejar, apenas afirmando a importância da universidade pública e sem nada sugerir, exceto o aumento de investimentos.
Competências avaliadas
As notas são definidas segundo os critérios da pontuação do MEC
Redações corrigidas
Os textos desse bloco foram elaborados por internautas que desenvolveram a proposta apresentada pelo UOL para este mês. A seleção e avaliação foi feita por uma equipe de professores associada ao Banco de redações.
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