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REDAÇÕES CORRIGIDAS - Setembro/2019 Preservação da Amazônia: Desafio brasileiro ou internacional?

Redação corrigida 520

Pulmões limpos e estômagos vazios.

Inconsistente Erro Correção

A floresta amazônica sempre despertou e ainda desperta vários interesses nacionais e internacionais. Ela é explorada nacionalmente por extratores de madeira, garimpos, agricultores, etc., já etc. Já os outros países, demonstram países demonstram preocupação ambiental, porém, em grande parte parte, com um falso discurso.

É através de uma queimada que acontece naturalmente uma vez por ano, somada a fotos antigas divulgadas como se fosse a tempo real e em redes sociais por celebridades, por celebridades em redes sociais como se fossem atuais, que são disseminadas informação informações de que a Amazônia está em chamas. Esta intenção é a demonstração de um sentido político contrário ao atual governo brasileiro que comprova claramente sua propriedade nacional que é essa região.

Moradores deste desse local informam que essas queimadas acontecem anualmente devido ao clima seco da época do ano.

O lençol freático da região é motivo de cobiça internacional e o presidente francês Macron, devido a à perda de força política e credibilidade em seu governo, utiliza-se atualmente de discurso ambiental, se intitulando intitulando-se um salvador preocupado com o planeta.

Todos devemos preservar o planeta e a Amazônia também é composta por regiões de outros países, sendo no Peru, altamente contaminada por mercúrio da extração de ouro, todavia somente o Brasil é lembrado.

A Amazônia pertence ao Brasil e não é território internacional, sendo assim, benéfica ao mundo a partir do momento em que é preservada, sem deixar também de ser corretamente explorada para benefício econômico somente para o Brasil, da mesma forma que seria feito, talvez até de forma indiscriminada por nações hipócritas.

Comentário geral

Texto mediano, sempre lembrando que a média brasileira é baixa. O autor mostra muita dificuldade de se expressar com clareza por escrito, mas consegue provar que entendeu o tema e tem ideias acerca dele.

Competências

  • 1) O autor até consegue comunicar suas ideias, mas de um modo tortuoso, fazendo afirmações desconectadas e mal organizadas entre si. Entre a afirmação de que "todos devemos preservar o planeta" e a afirmação de que a Amazônia não se localiza exclusivamente no Brasil. Não há nenhuma ligação explícita. Fica a cargo do leitor preencher as lacunas e completar o raciocínio que o autor quer expressar.
  • 2) A estrutura do texto é confusa como se vê já no primeiro parágrafo, quando o autor diz que os outros países demonstram preocupação com o meio ambiente, mas essa preocupação é falsa. Ora, se é falsa, por que é falsa? Esse tópico é o cerne do que o autor quer dizer e é ele que o autor precisa deixar claro. Por exemplo: A Amazônia é explorada por garimpeiros e fazendeiros do Brasil, mas os outros países, que protestam por sua preservação, na verdade, também tem seus interesses econômicos na região e é por isso que falam em internacionalização.
  • 3) O texto não apresenta um argumento sólido em defesa da soberania nacional sobre a Amazônia, perdendo-se até em disparates e contradições aparentes. A bacia Amazônica não é um lençol freático. São dois conceitos bem distintos que fazem da afirmação acerca disso um disparate. Igualmente, aparenta ser contraditório dizer que a Amazônia também pertence a outros países (como o Peru) e, em seguida, dizer que ela é exclusivamente do Brasil, não sendo ela internacional. Certo seria dizer que a Amazônia é internacional e que cada país em que ela se localiza tem soberania sobre a parte que lhe cabe.
  • 4) As frases e os parágrafos do texto não são bem conectadas entre si, demonstrando a dificuldade de o autor lidar com os recursos coesivos da linguagem.
  • 5) A conclusão padece dos mesmos problemas que infestam a redação, mas há uma coerência interna e implícita no que o autor afirma.

Competências avaliadas

As notas são definidas segundo os critérios da pontuação do MEC
Título nota (0 a 1000)
Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. 120
Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. 120
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 80
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. 80
Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 120
Nota final 520

Redações corrigidas

Título nota (0 a 1000)

Os textos desse bloco foram elaborados por internautas que desenvolveram a proposta apresentada pelo UOL para este mês. A seleção e avaliação foi feita por uma equipe de professores associada ao Banco de redações.

Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012.

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