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REDAÇÕES CORRIGIDAS - Fevereiro/2020 Qualificação e o futuro do emprego

Redação corrigida 480

Qualificação Coerente

Inconsistente Erro Correção

O cenário do desemprego tem gerado desconforto e insegurança na rotina daqueles que fazem parte dessa estatística negativa, o negativa. O indivíduo que se encontra nessa situação busca fazer o que pode, no intuito de se tornar qualificado, para que o mercado de trabalho o valorize. Porém, até que ponto é possível compreender os avanços que o mercado de serviço tem carregado com os tempos vindouros e desse mercado continuar se qualificando de acordo com as exigências propostas?

Através dos Pelos diversos meios de comunicação comunicação, não fica perceptível apenas o alto índice de desemprego, mas também a importância que os inativos tem têm atribuído a à qualificação. Em uma das edições do Jornal Nacional da Rede Globo, foi apresentado apresentado, no universo do desemprego desemprego, o alto número de pessoas desqualificadas buscando completar os seus estudos do Ensino Fundamental e Médio, a conclusão do Ensino Superior e aqueles já certificados nesse último se projetando para projetando o início de uma especialização.

Qualificar-se significa se aprimorar para exercer melhor uma determinada função, esse função. Esse é um papel que vem sendo muito bem desenvolvido com o avanço da tecnologia e gerando aprimoramentos em máquinas, isso faz com que o trabalho exercido por seres humanos perca informação e atualização, dessa forma a pessoa desempregada fica presa a recursos arcaicos que o mercado de trabalho tem desprezado, que aplica soluções inovadoras, mas sem informar como o indivíduo pode adquirir espaço dentro desse novo ambiente profissional.

O cidadão busca a qualificação, procura se atualizar, mas fica inseguro por não compreender este novo universo que vem sofrendo avanços cada vez mais rápido e superiores aos tempos passados. Não é necessário uma análise profunda para perceber o alto grau de importância que o avanço da tecnologia gerou no mundo, mas também é inegável que se criou um desconforto para aqueles que não compreendem esse avanço e e, apesar de desqualificados pelo mercado de trabalho trabalho, precisam sobreviver e e, mais do que isso, viver dignamente. Existe um erro que é distanciar o indivíduo do avanço e da tecnologia enquanto esses deveriam se complementarem complementar. O mercado de trabalho atualizando a sociedade com relação aos novos avanços e apontando um norte mais viável para as novas adequações, o indivíduo desempregado, pode desempregado pode optar por uma qualificação mais exata e não precisa ficar limitado por não entender as mudanças que o mercado sofre.

Comentário geral

Texto mediano, com muitos problemas pontuais, tanto em linguagem quanto em conteúdo.

Competências

  • 1) Além dos erros corrigidos em verde, há que se considerar os problemas de linguagem apontados em vermelho. São frases que não fazem sentido ou não são suficientemente claras. Por exemplo, dizer que o mercado "tem carregado" (tempo verbal que indica uma ação que vem do passado à atualidade) nos "tempos vindouros" (ou seja, no futuro) é um contrassenso. Igualmente, dizer que a tecnologia "gerou importância no mundo" significa o quê? Que o mundo sem tecnologia não teria importância? Importância em que sentido?
  • 2) Apesar dos longos trechos obscuros assinalados em vermelho, o leitor consegue perceber o raciocínio do autor sobre a dificuldade de obter a qualificação necessária num mundo de rápidos avanços tecnológicos. É por isso que o texto obtém uma nota melhor nesse quesito.
  • 3) De qualquer forma, tanto a argumentação quanto a conclusão são prejudicadas pela linguagem obscura.
  • 4) A própria coesão do texto também é prejudicada. Além disso, há redundância nos dois últimos parágrafos.
  • 5) A proposta de intervenção, além de muito confusa, é genérica.

Competências avaliadas

As notas são definidas segundo os critérios da pontuação do MEC
Título nota (0 a 1000)
Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. 80
Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. 120
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 120
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. 80
Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 80
Nota final 480

Redações corrigidas

Título nota (0 a 1000)

Os textos desse bloco foram elaborados por internautas que desenvolveram a proposta apresentada pelo UOL para este mês. A seleção e avaliação foi feita por uma equipe de professores associada ao Banco de redações.

Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012.

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