PUBLICIDADE
Topo

Educação

Banco de Redações

O UOL corrige e comenta 20 redações. Envie a sua sobre o tema da vez


REDAÇÕES CORRIGIDAS - Fevereiro/2020 Qualificação e o futuro do emprego

Redação corrigida 440

Qualificação e o futuro do emprego.

Inconsistente Erro Correção

Emprego é o que estrutura os cidadãos de uma sociedade, fornecendo fornecendo-lhes um meio de sobrevivência. Porém Porém, com o aumento da qualificação profissional e a chegada da tecnologia no mercado de trabalho, a curto prazo terá haverá um efeito negativo para os indivíduos da conjuntura social. Uma social, uma vez que, não que não há igualdade de oportunidades para todas as pessoas, ocasionado o desemprego.

No O filme "Tempos Modernos", de Charlie Chaplin, evidência evidencia uma perspectiva onde em que os operários tinham apenas uma função para desempenhar, contudo, se surgisse uma tecnologia que substituísse essa mão de obra, como consequência os trabalhadores ficariam desempregados. E com os avanços tecnológicos, o mercado de trabalho requisita uma maior capacitação profissional, logo, aqueles considerados menos qualificados ficam de fora dessa seleção, não existindo para eles uma estrutura social adequada que assegure que serão preparados para ter mais capacidade na profissão.

Karl Marx e Fredrich Engels abordaram a temática dos meios de profissão, como exemplo, o capitalismo. Foi perceptível para eles que existe uma classe que domina e outra que é dominada, desse dominada. Desse modo, não tem igualdade de oportunidades para as pessoas. Visto que, são classificados pessoas, visto que são classificadas de acordo com a riqueza que possuem, dessa possuem. Dessa maneira, existe um abismo social, pois há aqueles que tem têm mais suporte para alcançar mais qualificação, enquanto, os enquanto os pobres desprovidos disso encontram dificuldades para entrar nessa área competitiva que é o mercado de trabalho.

Fatores como esses revelam a necessidade de melhorias sociais que se realizadas corretamente promoverá promoverão a longo prazo uma diminuição do desemprego, com qualidade e segurança. Portanto, deve haver mobilização de instituições privadas para financiar o investimento na construção de centros de qualificação profissional aos indivíduos que precisam dessa melhoria, assim, o Estado em conjunto com os componentes dele devem direcionar a geração de emprego para a sociedade, realizando concursos públicos que garantam estabilidade para o cidadão

Comentário geral

Com muito boa vontade, o leitor consegue perceber que existe uma reflexão sobre o desemprego nesse texto confuso, que tem problemas em todos os níveis: de linguagem, estrutura, argumentação, coesão e proposta de intervenção. Sobre a linguagem, falta clareza como se vê em palavras e trechos grafados em vermelho. O que exatamente o autor quer dizer que o emprego "estrutura" os cidadão de uma sociedade? O termo "estrutura" tem um significado muito amplo para passar batido, sem explicação. E o que significa "indivíduos de uma conjuntura social"? Aparentemente, os membros de uma sociedade. A citação do filme de Charles Chaplin é gratuita, pois o autor não a relaciona concretamente com o problema atual. A citação de Marx e Engels é equivocada: eles falam em "meios de produção" e não "meios de profissão". Além disso, a teoria marxista simplificada que o autor descreve é complexa demais para caber nessa descrição. Também falta coesão entre os parágrafos e a proposta de intervenção, ao falar em "melhorias sociais" é genérica e se encerra com uma frase com a sintaxe truncada, quase caótica.

Competências avaliadas

As notas são definidas segundo os critérios da pontuação do MEC
Título nota (0 a 1000)
Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. 80
Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. 120
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 80
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. 80
Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 80
Nota final 440

Redações corrigidas

Título nota (0 a 1000)

Os textos desse bloco foram elaborados por internautas que desenvolveram a proposta apresentada pelo UOL para este mês. A seleção e avaliação foi feita por uma equipe de professores associada ao Banco de redações.

Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012.

Copyright UOL. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução apenas em trabalhos escolares, sem fins comerciais e desde que com o devido crédito ao UOL e aos autores.