PUBLICIDADE
Topo

Educação

Banco de Redações

O UOL corrige e comenta 20 redações. Envie a sua sobre o tema da vez


REDAÇÕES CORRIGIDAS - Fevereiro/2020 Qualificação e o futuro do emprego

Redação corrigida 480

Qualificações para o mercado de trabalho

Inconsistente Erro Correção

Anos após anos Ano após ano, uma vaga de emprego demandar demanda cada vez mais qualificações do empregado, que que, na maioria das vezes concluíram vezes, concluiu o curso superior e são incapazes é incapaz de trabalha trabalhar nesse ramo e optam opta por um emprego informal. Esse fenômeno ocorre porque o mercado de trabalho se modifica constantemente constantemente, de maneira que algumas profissões são extintas extintas, pois são ocupadas pois suas funções passam a ser realizadas por maquinas máquinas.

No O filme "Estrelas além do Tempo", de 2016, contar conta a história de três calculadoras humanas matemáticas, que eram muito requisitadas por centros de pesquisa pesquisa, antes dos surgimentos do surgimento das modernas calculadoras eletrônicas e dos computadores. No longa-metragem, vemos a personagem Dorothy Vougham que Vaughn, que, ao saber que a Nasa tinha comprado um novo computador que fazia 24mil cálculos por segundo, o que colocava seu emprego em risco, Dorothy resolveu resolveu aprender a programar esse mesmo computador e ensinar suas companheiras.

No mercado de trabalho e é necessário está estar sempre se adaptando adaptando, pois ele e é instável fazendo com que algumas profissões sumam sumam, enquanto novas apareçam como gestores de mídias sociais aparecem, como é o caso dos gestores de mídias sociais.

Comentário geral

O texto fica entre o insuficiente e o mediano. Bastava ter trabalhado um pouco mais na conclusão para sua nota estar acima dos 500 pontos.

Competências

  • 1) O texto é breve e traz uma grande quantidade de erros gramaticais, algum dos quais inaceitáveis para um estudante do Ensino Médio. É o caso do trecho em vermelho no primeiro parágrafo, que não faz muito sentido, do uso incorreto de verbos no infinitivo, da acentuação do verbo "ser" na terceira pessoa do singular, no presente do indicativo: é.
  • 2) Apesar de bem simples, o texto denota uma compreensão do problema e uma tese sobre ele, defendida com um argumento.
  • 3) A citação do filme é pertinente e deixa ver como o autor soube relacionar ao tema conhecimentos de seu próprio repertório, argumentando, de fato.
  • 4) A coesão do texto é insuficiente, devido à justaposição de uma introdução problemática, do argumento do segundo parágrafo e da conclusão superficial demais.
  • 5) O parágrafo conclusivo deixa a desejar, em sua brevidade e superficialidade. Dá a impressão que o autor se cansou e resolveu terminar o texto de qualquer jeito.

Competências avaliadas

As notas são definidas segundo os critérios da pontuação do MEC
Título nota (0 a 1000)
Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. 80
Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. 120
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 120
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. 80
Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 80
Nota final 480

Redações corrigidas

Título nota (0 a 1000)

Os textos desse bloco foram elaborados por internautas que desenvolveram a proposta apresentada pelo UOL para este mês. A seleção e avaliação foi feita por uma equipe de professores associada ao Banco de redações.

Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012.

Copyright UOL. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução apenas em trabalhos escolares, sem fins comerciais e desde que com o devido crédito ao UOL e aos autores.