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REDAÇÕES CORRIGIDAS - Julho/2019 A ciência na era da pós-verdade

Redação corrigida 560

Questionam a ciência, mas esquecem de estudá-la

Inconsistente Erro Correção

Com o passar dos anos, utilizar a ciência para prever, curar e até mesmo restaurar o que se perde, tornou-se uma tarefa de extrema importância, já que, permite-se que isso permite vislumbrar quanto os seres humanos vem evoluindo. Mas, há Mas há aqueles que ousam, de forma tênue, questionar com ignorância fatos e ações que são os pilares da ciência atualmente.

Tal ato, fica ato fica expresso de forma evidente, quando acessa-se evidente quando se acessa alguma rede social e se coloca o tema "Vacina" na barra de pesquisa. Nota-se que os internautas internautas, sem qualquer estudo no do assunto, dialogam sobre males causados pela aplicação da vacina, sem nenhuma confirmação científica ou validada. O que muitos não sabem, é que sabem é que, segundo a Fundação Oswaldo Cruz, doenças como sarampo e rubéola já foram eliminadas, consequentemente erradicadas pelo uso de vacinas.

Outras ramificações se formam quando o assunto é questionar a ciência. Uma delas é o fato da duvida a dúvida entre a Terra ser redonda ou plana. O que se torna cômico quando se estuda o mínimo sobre o assunto, pois pois, bem antes de 1946, já há uma imagem registrada pelo Balão Explorer 2, onde em que é possível ver claramente a curvatura do planeta. Além do mais, se a Terra fosse realmente plana plana, não poderiam poderia haver estações ou qualquer fenômeno conhecido, devido a forma redonda do planeta, segundo o site BBC NEWS.

Desta Dessa forma, há de se concluir que, a que a ciência deve sim ser questionada, não precipitadamente, mas sim de forma á entende-lá e estuda-lá a entendê-la e estudá-la, para então, expor fatos que podem mudar a humanidade e o que se sabe sobre ela.

Comentário geral

Texto mediano. O autor consegue se comunicar num português sofrível e apresenta uma reflexão superficial sobre o tema.

Competências

  • 1) É possível entender o que o autor quer dizer, mas ele se expressa mal, de forma imprecisa e confusa. Em vermelho, marcam-se palavras imprecisas ou frases ambíguas e confusas.
  • 2) Houve compreensão do tema e defesa de um ponto de vista, mas o texto é superficial e não consegue evidenciar o que o autor quer dizer, ou seja, que, segundo ele, a ciência é a responsável pelo progresso e o bem-estar da humanidade.
  • 3) Há um esforço para argumentar, mas o resultado é apenas mediano. Por exemplo, no caso das vacinas, os que a questionam não desconhecem necessariamente os fatos, mas apontam o que consideram ser evidências de que as vacinas têm aspectos negativos que superam os positivos. Ou seja, a uma certa complexidade no raciocínio do movimento antivacina, ainda que ele seja cientificamente errado. Não é apenas ignorância e falta de estudo, como o autor afirma, de modo simplista.
  • 4) Aqui também o autor não vai além do mediano, pois, apesar de ter produzido um texto coeso, extraiu uma conclusão incoerente.
  • 5) Como se disse, a conclusão é incoerente, pois o autor não falou em momento algum do que seriam os questionamentos responsáveis. Falou apenas dos questionamentos oriundos da ignorância, os quais condenou, dando a entender que todo questionamento à ciência provém da falta de estudo.

Competências avaliadas

As notas são definidas segundo os critérios da pontuação do MEC
Título nota (0 a 1000)
Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. 120
Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. 120
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 120
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. 120
Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 80
Nota final 560

Redações corrigidas

Título nota (0 a 1000)

Os textos desse bloco foram elaborados por internautas que desenvolveram a proposta apresentada pelo UOL para este mês. A seleção e avaliação foi feita por uma equipe de professores associada ao Banco de redações.

Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012.

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