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REDAÇÕES CORRIGIDAS - Setembro/2019 Preservação da Amazônia: Desafio brasileiro ou internacional?

Redação corrigida 560

Recentemente acompanhamos a grande repercussão

Inconsistente Erro Correção

Recentemente Recentemente, acompanhamos a grande repercussão sobre a questão de da preservação da Amazônia, que foi questionada perante os devido aos grandes incêndios que assolaram a região. Diante disto, Emmanuel Macrom Macron, presidente francês, propôs algo que poderia ajudar: que a região amazônica passasse a ser internacional.

Mas como isso auxiliaria? Fácil, todos os países poderiam proteger a floresta de qualquer decisão prejudicial à a ela tomada pelo governo brasileiro. Mas isso implicaria também na a exploração desses, já que o Brasil perderia a soberania.

Num primeiro momento momento, a ideia parece boa, pois "garantiria" o cuidado com este esse bem tão precioso. Mas, pensando um pouco, a área ficaria sob controle de quem? Não causaria certo caos entregar uma parte tão importante de nosso país á a nações tão diferentes e com interesses tão distintos distintos, o que poderia causar ainda mais exploração? Não seria melhor chegar a uma "solução nacional"? Uma solução nossa, para resolver aquilo que está acontecendo no nosso país. país?

Conseguinte a tudo isso Por conseguinte, caberia ao Governo Federal e ao Ministério do Meio Ambiente estabelecer leis severas sobre a preservação e reflorestamento da área região amazônica, garantindo a sustentabilidade e o domínio brasileiro sobre a "nossa casa".

Comentário geral

Texto mediano, que demonstra que o autor sabe expressar suas ideias, mas falta uma linguagem mais formal e um aprofundamento das questões levantadas. A redação não tinha título. Para identificá-la, foram usadas as suas primeiras palavras.

Competências

  • 1) A linguagem é informal e há um número grande de erros lamentáveis e deslizes linguísticos, como a última frase do segundo parágrafo, em que o pronome "esses" não se refere a nenhum nome anteriormente mencionado, sem falar no erro de regência do verbo "implicar". Há ainda redundâncias infelizes como "a questão... que foi questionada" no primeiro parágrafo. Salva-se pelo fato de o autor saber comunicar som clareza suas ideias.
  • 2) Houve compreensão do tema e apresentação de uma argumentação, mas isso se aplica às perguntas formuladas no terceiro parágrafo. O argumento esboçado no segundo parágrafo foi pouco desenvolvido, de modo que incorreu num simplismo e numa superficialidade que não convencem ninguém.
  • 3) A argumentação sob a forma de questões é interessante, mas também poderia ser menos superficial. Por exemplo, a primeira questão ("a área ficaria sob controle de quem?") não faz sentido, pois já se falou que o controle seria internacional. Igualmente, falar que um problema nosso tem de ter uma solução nossa é um argumento fraco, se não se explica qual seria essa solução.
  • 4) O uso dos recursos coesivos é razoável, mas também esbarra em informalidade e no erro em que começa o último parágrafo, cuja correção está em verde.
  • 5) A sugestão de o governo legislar é genérica e insuficiente. O autor deveria, pelo menos, apontar que leis ele julga necessária serem promulgadas.

Competências avaliadas

As notas são definidas segundo os critérios da pontuação do MEC
Título nota (0 a 1000)
Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. 120
Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. 120
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 120
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. 120
Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 80
Nota final 560

Redações corrigidas

Título nota (0 a 1000)

Os textos desse bloco foram elaborados por internautas que desenvolveram a proposta apresentada pelo UOL para este mês. A seleção e avaliação foi feita por uma equipe de professores associada ao Banco de redações.

Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012.

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