Redes sociais e a manipulação política

NOTA 5,5

A internet é um meio de comunicação quase indispensável atualmente. E neste E, nesse vasto mundo da informação informação, temos as redes sociais, locais de conversas e notícias em que as pessoas estão mais conectadas e atualizadas sobre o que se passa pelo mundo. Essas redes podem ajudar ou prejudicar a sociedade em que vivemos, principalmente nos períodos de eleições, com a manipulação do eleitorado.

Entre os benefícios dessas redes na área política, destaca-se a Primavera Árabe, uma onda revolucionária de protestos e manifestações ocorrida no Oriente Médio e que ficou conhecida mundialmente. Essa estrutura online on line foi essencial para a comunicação das pessoas, com o fim da organização e das manifestações para depor os governos ditatoriais.

Em termo prejudicial termos de malefícios, encontram-se os chamados as chamadas fake news, notícias falsas por meio das redes online on line, que buscam como um dos principais alvos manipularem manipular as pessoas e a opinião pública. Em um Um estudo feito pela Universidade de Oxford, do Reino Unido, demonstra que a disseminação dessas notícias falsas já atingiu 48 países nos últimos 12 meses, incluindo o Brasil. Essas notícias são provocadas em sua maioria por perfis falsos e por grupos organizados que tentam difamar e denegrir a imagem dos opositores.

Portanto, destaca-se a importância de, antes de divulgar qualquer notícia, verificar se a mesma é verdadeira, buscar sempre acessar sites e páginas confiáveis e denunciando denunciar as que forem difamadoras e fidedignas.

Comentário geral

Texto regular. A introdução é muito longa, só ao final do primeiro parágrafo o aluno vai direto ao tema, depois de fazer divagações superficiais sobre a internet. Apesar de apresentar um aspecto positivo e outro negativo das redes sociais, no âmbito político, o autor não chega a desenvolver uma argumentação, pois salta do aspecto negativo para a sugestão de intervenção, sem extrair uma conclusão do que disse antes. Os problemas pontuais são graves também.

Aspectos pontuais

1) Primeiro parágrafo: devido à sintaxe da última frase, a manipulação eleitoral é mostrada ao mesmo tempo como forma de ajudar e prejudicar a sociedade.

2) Segundo parágrafo: em vez de falar simplesmente em redes sociais, o autor insiste em dar outro nome a elas. Aqui, ele foi bem infeliz: "estrutura on line" é uma expressão obscura, cujo significado preciso só o autor saberia dizer.

3) Terceiro parágrafo: "redes on line" é outra bobagem. O que se chama de "redes sociais" só existe on line.

4) Quarto parágrafo: triste escolha vocabular: "fidedignas" significa literalmente "dignas de fé", de confiança e não se aplica a páginas caluniosas.

Competências avaliadas

Itens Nota
Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. 1,5
Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. 1,0
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 1,0
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. 1,0
Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 1,0
Nota final 5,5
Saiba como é feito a classificação das notas
2,0 - Satisfatório 1,5 - Bom 1,0 - Regular 0,5 - Fraco 0,0 - Insatisfatório

Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012

Copyright UOL. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução apenas em trabalhos escolares, sem fins comerciais e desde que com o devido crédito ao UOL e aos autores.

UOL Cursos Online

Todos os cursos