Topo

Educação

Banco de Redações

O UOL corrige e comenta 20 redações. Envie a sua sobre o tema da vez


REDAÇÕES CORRIGIDAS - Agosto/2019 Criptomoeda: tecnologia e revolução econômica

Redação corrigida 80

Revolução econômica moderna

Inconsistente Erro Correção

Com o passar dos anos anos, a tecnologia cada vez mais toma espaço em setores da vida cotidiana, o cotidiana e o dinheiro não ficaria fora disso. A criação do bitcoin em 2009 está abrindo portas para uma revolução econômica moderna.

A criptomoeda chega para ultrapassar os bancos convencionais onde convencionais, em que o governo exerce um forte controle estatal controle, através da emissão de moedas tradicionais no sistema financeiro atual tradicionais. Por sua independência, os governos de todo o mundo ainda não sabem como regulamentar esse tipo de moeda, visando que tornaria seu controle obsoleto.

Contudo, sua anatomia é o que conquista, agilizando transações econômicas, o econômicas. O sistema "blockchain" é formado por uma cadeia de blocos trancados por uma forte camada de criptografia, que torna impossível invadir esses recipientes, assegurando também que as moedas não sejam utilizadas mais de uma vez e cheguem ao destino certo.

Esse sistema, uma espécie de livro contábil contábil, registra as transações de recebimento e envio de valores da em criptomoeda, garantindo a segurança desejada pelos consumidores. A criptomoeda ainda não tem uma definição exata, mas veio para divergir o sistema financeiro mundial.

Comentário geral

Infelizmente, o texto não cumpre minimamente as exigências da proposta, como se verá na análise das competências. Atribuímos pontuação à competência 1, para ressaltar que o problema principal não é de ordem linguística, mas de conteúdo e de estrutura do texto.

Competências

  • 1) Texto breve, com erros gramaticais graves, assinalados em vermelho. Trata-se de uso inadequado de palavras e de frases ambíguas ou sem sentido.
  • 2) Não é uma dissertação argumentativa e nem aborda o tema proposto. Apenas expõe alguns aspectos das criptomoedas e da blockchain parafraseando os textos da coletânea.
  • 3) Não há argumentação.
  • 4) Não pode haver coesão num texto confuso e incoerente como este.
  • 5) Não há conclusão.

Competências avaliadas

As notas são definidas segundo os critérios da pontuação do MEC
Título nota (0 a 1000)
Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. 80
Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. 0
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 0
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. 0
Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 0
Nota final 80

Redações corrigidas

Título nota (0 a 1000)

Os textos desse bloco foram elaborados por internautas que desenvolveram a proposta apresentada pelo UOL para este mês. A seleção e avaliação foi feita por uma equipe de professores associada ao Banco de redações.

Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012.

Copyright UOL. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução apenas em trabalhos escolares, sem fins comerciais e desde que com o devido crédito ao UOL e aos autores.