REDAÇÕES CORRIGIDAS - Agosto/2015 Forma física, corpo perfeito e consumismo
Saúde e bem estar [bem-estar]
Nos dias atuais, as notícias e os fatos à a respeito da busca pelo corpo perfeito tem sido sido, em sua maioria, catastróficas. Isso indica um conflito em relação às ideias: perfeição e bem estar ideias de perfeição e bem-estar. Estamos vivendo na era do consumismo, onde em que a felicidade baseia-se ao no ato de ter ou conquistar algo.
Não existem limites para aqueles que buscam a perfeição, nem mesmo quando trata-se se trata da própria saúde. Pessoas apelam por medidas drásticas para estarem dentro do padrão, padrão que é imposto pela mídia, de maneira sutil sutil, porém muito convencional.
Existem aqueles que estão insatisfeitos com seu corpo por si só, mas a maioria das pessoas que submetem-se à se submetem a cirurgias e tratamentos estéticos o fazem por medo de não serem aceitas da maneira que são.
Falsos profissionais aproveitam a oportunidade e a falta de bom senso de algumas pessoas para oferecer serviços que prometem milagres, em a baixo custo, para que tenham acesso facilitado.
Temos então um ciclo interminável de consumidores inconsequentes e fornecedores irresponsáveis. Se fizéssemos uma autoanálise, listando aquilo que realmente é relevante para saúde e bem estar bem-estar próprios, chegaríamos a à conclusão de que cuidar do corpo é muito importante, porém a busca excessiva pela perfeição pode causar resultados indesejáveis ou até mesmo consequências irreversíveis. Saúde e bem estar bem-estar devem ser prioridade.
Comentário geral
Texto bom, em que falta coesão e a linguagem fica no limite entre a norma coloquial e a culta. Igualmente, o texto fica no meio do caminho entre o expositivo e o argumentativo. Há muitas afirmações que carecem de exemplos, para comprovar o seu conteúdo.
Aspectos pontuais
1) Primeiro parágrafo: a) catastróficas é um termo inadequado, tanto por ser exagerado (catástrofes são massacres, terremotos, incêndios enormes...) e não se relacionar de fato com o que está sendo dito. Melhor teria sido falar em notícias trágicas. E aqui caberia um exemplo de uma notícia desse tipo. b) O autor não relaciona diretamente o fato de vivermos na era do consumismo com a questão de querer o corpo perfeito.
2) Segundo parágrafo: não dá para entender o que o autor quer dizer com convencional. Na verdade, os padrões de beleza são veiculados pela mídia de modo nada sutil, muito pelo contrário.
3) terceiro e quarto parágrafos: os dois parágrafos ficariam muito mais fortes como argumentos se o autor desse exemplo das afirmações que faz. Uma pesquisa rápida no Google lhe traria vários exemplos e suas afirmações obteriam a confirmação dos fatos.
Competências avaliadas
As notas são definidas segundo os critérios da pontuação do MEC
Redações corrigidas
Os textos desse bloco foram elaborados por internautas que desenvolveram a proposta apresentada pelo UOL para este mês. A seleção e avaliação foi feita por uma equipe de professores associada ao Banco de redações.
Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012.
Copyright UOL. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução apenas em trabalhos escolares, sem fins comerciais e desde que com o devido crédito ao UOL e aos autores.