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REDAÇÕES CORRIGIDAS - Maio/2016 Política X Ciência: a "pílula do câncer"

Redação corrigida 350

Saúde vem primeiro

Erro Alteração Correção

Atualmente uma polêmica vem tomando conta do nosso país. Isso se deve ao fato do recente sancionamento da recente sanção da lei que libera o porte, uso, distribuição e fabricação da "pilula “pílula do câncer". Tal sancionamento sanção seria um modo de combater o câncer ou apenas uma manobra política?

É de vital importância para a população que todos os medicamentos a nossa disposição sejam seguros para deles usufruirmos, o que consiste em passar fazê-los passar por uma série de testes. Contudo, esse não é o caso da fosfoetanolamina, que está sendo distribuída para a população sem o consentimento científico.

Com a promessa de melhorar a qualidade de vida de pacientes com câncer, ou até chegar à cura, esse medicamento vem conquistando fãs pelo Brasil. Porém, como que uma substância que não é nem considerada um remédio pela USP pode ser capaz de combater um conjunto de doenças tão complexo como o câncer, que conta com mais de cem tipos de câncer e que são tratados cada um de forma específica.

Fica clara, portanto, a necessidade de repensar se essa atitude tomada por nossa presidente foi realmente inteligente. Mesmo se for uma manobra política com objetivo de amenizar o atual da população população, essa atitude acaba deixando a população exposta a uma série de riscos até então desconhecidos. Concluímos que não se deve misturar ciência com política com interesses próprios qualquer outro motivo, o que acaba colocando em risco a saúde dos habitantes desse país.

Comentário geral

Texto fraco, que faz uma análise superficial da proposta, e está marcado por problemas pontuais graves. Aliás, há casos em que problemas muito pequenos se tornam muito graves, como é o caso do terceiro parágrafo, que deveria terminar com uma pergunta, mas na gramática não há pergunta sem o ponto de interrogação. De resto, o caráter coloquial da linguagem se manifesta desde o título.

Aspectos pontuais

1) Primeiro parágrafo: a) O parágrafo começa com uma declaração exagerada. A polêmica da “pílula do câncer”não chegou a tomar conta de nosso país, até porque há outras polêmicas e crises ocorrendo simultaneamente, na política e na economia. b) Fala-se em liberação do porte para maconha e não para medicamentos. c) A sanção por si mesma não combate o câncer. Certo seria dizer algo como: a liberação da fosfoetanolamina ajudaria, de fato, no combate ao câncer ou é apenas uma manobra política?

2) Segundo parágrafo: consentimento científico é uma expressão que não está de todo errada, mas ajuda a produzir ruídos na comunicação. Melhor seria falar em aprovação dos cientistas.

3) Terceiro parágrafo: a) falar em de qualquer remédio é algo inusitado. Fã é quem gosta de, quem admira a, quem é louco por... enfim, é alguém que tem sentimentos voluntários ou espontâneos. Normalmente, remédio se toma por necessidade, não por gosto. Não faz muito sentido em falar de fãs da fosfoetanolamina. b) Já apontamos que o trecho que finaliza o parágrafo carece do ponto de interrogação para fazer sentido, mas há mais problemas nele. Como que é uma expressão coloquial, na linguagem escrita bastaria usar como. Falar que o câncer conta com mais de cem tipos de câncer é, no mínimo, redundante. Não é a USP que legaliza medicamentos, mas a Anvisa.

4) Quarto parágrafo: a) provavelmente o autor se refere ao atual estado da população. b) Além de repetir população, a que riscos até então descohecidos o autor se refere? c) O último trecho em vermelho simplesmente deixa de lado a sintaxe e aglutina aleatoriamente as palavras.

Competências avaliadas

As notas são definidas segundo os critérios da pontuação do MEC
Título nota (0 a 1000)
Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. 100
Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. 100
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 50
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. 50
Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 50
Nota final 350

Redações corrigidas

Título nota (0 a 1000)

Os textos desse bloco foram elaborados por internautas que desenvolveram a proposta apresentada pelo UOL para este mês. A seleção e avaliação foi feita por uma equipe de professores associada ao Banco de redações.

Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012.

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