Sem fundamento escolar, nada feito

NOTA 3,0

"A educação tem raízes amargas, mas seus frutos são doces". Essa foi uma frase do filósofo Aristóteles, todavia, sua aplicação pode ser inserida nas condições de oportunidade presentes na educação pública brasileira. A péssima qualidade no ensino inibe futuras propostas de emprego e promoções promoções, se compararmos alunos de escolar estaduais e particulares; Sobressaem-se particulares. Sobressaem-se apenas os diminutos interessados e esforçados.

O instinto de alguém determinado a aprender é o esforço, sem esforço. Sem ele, nenhuma barreira será ultrapassada. Entretanto, a facilidade para conseguir recursos de aprendizagem é tão reduzida quanto o número de crianças alfabetizadas na escola fundamental gratuita.

Educação, incentivo, oportunidade e dedicação são a chave para o sucesso. Um exemplo emocionante é a do detento que se formou no curso de psicologia na penitenciária. Mais do que a sua persistência, o apoio e a crença no ensino desses seres humanos é que foi determinante para essa conquista.

O balanço e equilíbrio entre qualidade de ensino e esforço individual é um pressuposto para um o avanço nos índices da avaliação nacional de alfabetização Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA). Investimento na área, professores qualificados, material qualificados e material de estudo disponível vai vão alavancar um progresso. Pais têm um papel fundamental ao instruir sobre educação e, a e a próxima geração possuí possui função determinante contra a ignorância.

Comentário geral

Texto fraco, que começa mal, com divagações confusas na introdução, melhora no terceiro e em parte do quarto parágrafo, no que seria o desenvolvimento, mas volta a enfraquecer no que deveria ser uma conclusão. Faltam coerência e coesão, dois requisitos básicos para que um texto se transforme numa dissertação. A própria compreensão que o autor teve do tema é questionável.

Aspectos pontuais

1) Primeiro parágrafo: a) Como a frase de Aristóteles pode ser aplicada à educação brasileira, se os frutos que ela produz são amargos, segundo a avaliação que faz o próprio autor da redação? b) A relação entre a educação escolar e os empregos não é assim tão direta, ou melhor, o ponto deveria estar melhor explicado: faltam trabalhadores qualificados e sobram trabalhadores sem qualificação, daí certo tipo de empregos dispensar mão de obra e outros precisarem importar profissionais. A questão é mais complexa. c) Não são os interessados e esforçados que são diminutos, mas o número de interessados e esforçados.

2) Segundo parágrafo: a) esforço não é um instinto. b) O que exatamente o autor quer dizer a seguir? Qual a relação do que foi afirmado na última frase com o esforço? De que recursos, especificamente, o autor está falando?

3) Quarto parágrafo: a) instruir sobre educação não seria simplesmente educar? O que, exatamente, o autor quer dizer? O leitor só pode fazer suposições. b) Por que a próxima geração terá essa função determinante? E que função será essa? Como conclusão, essa frase não faz o mínimo sentido.

Competências avaliadas

Itens Nota
Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. 1,0
Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. 1,0
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 0,5
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. 0,5
Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 0,0
Nota final 3,0
Saiba como é feito a classificação das notas
2,0 - Satisfatório 1,5 - Bom 1,0 - Regular 0,5 - Fraco 0,0 - Insatisfatório

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