REDAÇÕES CORRIGIDAS - Setembro/2015 Disciplina, ordem e autoridade favorecem a educação?
(Sem título 081)
Com uma educação de qualidade e disciplina exemplar, os colégios militares vem vêm se destacando cada vez mais no requisito educação. Assim, é notável que os pais matriculem seus filhos nestes colégios, pois, se tornarão pessoas mais preparadas para o mercado de trabalho e ate até mesmo para a vida fora da sala de aula. O que para alguns Isso, para alguns, é uma boa opção, mas tem há aqueles que não são favoráveis á a essa escolha.
Assim, especialistas discordam com a pratica da prática da militarização em salas de aula, pois, abre mão da maneira pedagógica de ensinar e apelam apela para a rigidez da disciplina militar. Pois, dizem que, é que é na escola de educação básica onde que o aluno aprende os valores para si se tornar cidadão e assim, e, assim, seguir á a vida. Além disso, é o lugar onde se começa a ter um melhor conhecimento de mundo e de si mesmas.
No entanto, tem há aqueles que são á a favor pois afirmam que vão aprender uma disciplina rígida e eficaz para toda vida e assim, e, assim, as tornaram tornarão adultos mais responsáveis e disciplinados, podendo ate até mesmo opinar optar por uma carreira militar de sua escolha e proteger os cidadãos.
Em relação ao ingresso de alunos nos colégios militares, é de legal importância que cada um descidadecida da melhor forma possível o que melhor os lhe convém. Pois, cada cidadão escolhe o que é melhor para sua vida e de como como quer seguir seu caminho. No entanto, todos devêm devem estar cientes de que, a que a carreira militar sempre foi rígida e é preciso que o aluno esteja cada vez apto a enfrentar os desafios que lhe forem apresentados.
Comentário geral
Texto muito fraco, com muitos erros de gramática inadmissíveis para um aluno no final do ensino médio. De resto, mal chega a ser uma dissertação, apontando numa linguagem precária os prós e os contras acerca dos colégios militares, sem tomar partida ou apresentar um ponto de vista próprio, exceto na conclusão, pois diz que cada um tem o direito de escolha, o que, por sinal, é o óbvio.
Aspectos pontuais
1) Primeiro parágrafo: a) requisito educação é uma expressão péssima. Primeiro, porque, de concreto, os colégios militares se destacaram em provas e exames, como o Enem. Segundo, em que outro requisito, de natureza escolar, um colégio poderia se destacar? b) É notável por quê? c) como o mercado de trabalho (exceto para os professores) está fora da sala de aula, o fora da sala de aula deveria vir em primeiro lugar.
2) Segundo parágrafo: o que o aluno quer dizer exatamente com abre mão da maneira pedagógica de ensinar? Que não há pedagogia nos colégios militares? Isso é um contrassenso. Claro que há pedagogia, mas uma pedagogia que tem como base a disciplina rígida.
3) Terceiro parágrafo: o autor omite o sujeito da locução verbal vão aprender e usa um pronome (as) como objeto de tornarão. Ora, como o pronome deve substituir um nome dito anteriormente e esse nome não existe, até dá para entender de quem o autor está falando, mas ele não disse isso de modo claro e gramatical.
4) Quarto parágrafo: a locução de legal importância não faz sentido nenhum.
Competências avaliadas
As notas são definidas segundo os critérios da pontuação do MEC
Redações corrigidas
Os textos desse bloco foram elaborados por internautas que desenvolveram a proposta apresentada pelo UOL para este mês. A seleção e avaliação foi feita por uma equipe de professores associada ao Banco de redações.
Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012.
Copyright UOL. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução apenas em trabalhos escolares, sem fins comerciais e desde que com o devido crédito ao UOL e aos autores.