REDAÇÕES CORRIGIDAS - Outubro/2015 O sucesso vem da escola ou do esforço individual?
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Hoje dependemos igualmente da qualidade de ensino e do esforço individual do aluno, pois o sucesso só é conquistado deste modo.
Nos dias de hoje hoje, com inúmeros casos de alunos de baixa renda, ou renda ou alunos sem apoio familiar conseguirem o tão sonhado emprego, fica claramente explícito que com determinação e esforço o sucesso é possível.
Entretanto, para o sucesso ser mais facilmente alcançado alcançado, a escola tem um importante papel, a escola tem como prioridade aperfeiçoar a capacidade do aluno.
Logo, com boa qualidade de ensino e grande desempenho do aluno aluno, o sucesso é facilmente alcançado.
Comentário geral
Texto muito fraco, em todos os sentidos. Não é uma dissertação, pois não há nem introdução nem argumentação propriamente dita. Há uma tese lançada abruptamente no primeiro parágrafo (a de que a escola e o esforço individual são necessários para o sucesso na educação) e duas afirmações que simultaneamente contradizem e reiteram essa tese, para chegar a uma conclusão que é pura obviedade e repetição do que já foi dito. A impressão que fica é a de que o autor é imaturo demais para se encontrar no ensino médio. Então, o que caracteriza esse texto? Redundância, infantilidade e banalidade... É uma pena, mas é impossível atribuir outra nota, além de zero.
Aspectos pontuais
1) Primeiro parágrafo: a) Por que só hoje? Essa mesma afirmação vale para outros tempos também. Esse hoje, no começo da frase não tem razão de ser. b) Esse parágrafo não é uma introdução, mas simplesmente uma resposta à questão que expõe o tema.
2) Segundo parágrafo: a) O autor insiste em usar um indicativo temporal inadequado à declaração que ele parece querer fazer. b) O que ele diz aqui contradiz o que foi dito no parágrafo anterior e essa contradição se estende ao parágrafo seguinte, em que se apresenta o papel da escola de modo reducionista. c) Sucesso na escola não significa necessariamente sucesso profissional. A questão do emprego foi lançada nesse parágrafo de modo muito abrupto.
3) Terceiro parágrafo: a) Vale notar como o autor se repete: em todos os parágrafos encontramos a palavra sucesso. Aqui, além disso, ele fala em sucesso facilmente alcançável, expressão que será repetida no próximo parágrafo. b) O papel da escola é reduzido ao de um simples facilitador, que ajuda o aluno a aperfeiçoar qualidades aparentemente inatas do aluno. Ou seja, trata-se de uma escola que não precisa ensinar... Como assim?!
4) Quarto parágrafo: a) Boa qualidade de ensino contradiz o que foi dito sobre o papel da escola no parágrafo anterior. b) Grande desempenho é uma expressão inadequada para se referir ao esforço e à dedicação aos estudos. c) O parágrafo é praticamente uma repetição do que foi dito no início, ou seja, a redundância e a banalidade são os principais defeitos desse texto.
Competências avaliadas
As notas são definidas segundo os critérios da pontuação do MEC
Redações corrigidas
Os textos desse bloco foram elaborados por internautas que desenvolveram a proposta apresentada pelo UOL para este mês. A seleção e avaliação foi feita por uma equipe de professores associada ao Banco de redações.
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