Topo

Educação

Banco de Redações

O UOL corrige e comenta 20 redações. Envie a sua sobre o tema da vez


REDAÇÕES CORRIGIDAS - Outubro/2015 O sucesso vem da escola ou do esforço individual?

Redação corrigida 0

(Sem título 084)

Inconsistente Erro Correção

Hoje dependemos igualmente da qualidade de ensino e do esforço individual do aluno, pois o sucesso só é conquistado deste modo.

Nos dias de hoje hoje, com inúmeros casos de alunos de baixa renda, ou renda ou alunos sem apoio familiar conseguirem o tão sonhado emprego, fica claramente explícito que com determinação e esforço o sucesso é possível.

Entretanto, para o sucesso ser mais facilmente alcançado alcançado, a escola tem um importante papel, a escola tem como prioridade aperfeiçoar a capacidade do aluno.

Logo, com boa qualidade de ensino e grande desempenho do aluno aluno, o sucesso é facilmente alcançado.

Comentário geral

Texto muito fraco, em todos os sentidos. Não é uma dissertação, pois não há nem introdução nem argumentação propriamente dita. Há uma tese lançada abruptamente no primeiro parágrafo (a de que a escola e o esforço individual são necessários para o sucesso na educação) e duas afirmações que simultaneamente contradizem e reiteram essa tese, para chegar a uma conclusão que é pura obviedade e repetição do que já foi dito. A impressão que fica é a de que o autor é imaturo demais para se encontrar no ensino médio. Então, o que caracteriza esse texto? Redundância, infantilidade e banalidade... É uma pena, mas é impossível atribuir outra nota, além de zero.

Aspectos pontuais

1) Primeiro parágrafo: a) Por que só hoje? Essa mesma afirmação vale para outros tempos também. Esse hoje, no começo da frase não tem razão de ser. b) Esse parágrafo não é uma introdução, mas simplesmente uma resposta à questão que expõe o tema.

2) Segundo parágrafo: a) O autor insiste em usar um indicativo temporal inadequado à declaração que ele parece querer fazer. b) O que ele diz aqui contradiz o que foi dito no parágrafo anterior e essa contradição se estende ao parágrafo seguinte, em que se apresenta o papel da escola de modo reducionista. c) Sucesso na escola não significa necessariamente sucesso profissional. A questão do emprego foi lançada nesse parágrafo de modo muito abrupto.

3) Terceiro parágrafo: a) Vale notar como o autor se repete: em todos os parágrafos encontramos a palavra sucesso. Aqui, além disso, ele fala em sucesso facilmente alcançável, expressão que será repetida no próximo parágrafo. b) O papel da escola é reduzido ao de um simples facilitador, que ajuda o aluno a aperfeiçoar qualidades aparentemente inatas do aluno. Ou seja, trata-se de uma escola que não precisa ensinar... Como assim?!

4) Quarto parágrafo: a) Boa qualidade de ensino contradiz o que foi dito sobre o papel da escola no parágrafo anterior. b) Grande desempenho é uma expressão inadequada para se referir ao esforço e à dedicação aos estudos. c) O parágrafo é praticamente uma repetição do que foi dito no início, ou seja, a redundância e a banalidade são os principais defeitos desse texto.

Competências avaliadas

As notas são definidas segundo os critérios da pontuação do MEC
Título nota (0 a 1000)
Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. 0
Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. 0
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 0
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. 0
Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 0
Nota final 0

Redações corrigidas

Título nota (0 a 1000)

Os textos desse bloco foram elaborados por internautas que desenvolveram a proposta apresentada pelo UOL para este mês. A seleção e avaliação foi feita por uma equipe de professores associada ao Banco de redações.

Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012.

Copyright UOL. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução apenas em trabalhos escolares, sem fins comerciais e desde que com o devido crédito ao UOL e aos autores.


PUBLICIDADE