REDAÇÕES CORRIGIDAS - Dezembro/2015 Mariana: fatalidade ou negligência?
(Sem título 088)
nesse ano em mariana Neste ano, em Mariana, aconteceu o que mais se esperava esperava: uma barragem se rompe, e deixa rompeu e deixou vários feridos, mas tá aí uma pergunta: porque por que essas barragens se romperam. romperam? Foi por causa de uma fatalidade governamental que não soube administrar bem, essa barragem, por isso bem essa barragem. Por isso, a significativa expõe que no máximo os causadores da tragédia sejam punido punidos e indenizem as famílias que sofrem nessa com essa tragédia.
Comentário geral
Texto insuficiente. Não chega a ser uma dissertação, apenas um esboço que carece de desenvolvimento. Não bastasse isso, está escrito numa linguagem distante da norma culta e repleto de erros gramaticais, equívocos conceituais e contrassensos. O próprio tamanho do texto evidencia que ele não teria atingido o limite mínimo de linhas (no caso, de caracteres,) que se exige de uma dissertação. É simplesmente uma resposta dissertativa à pergunta que constitui o tema da redação. Não é possível atribuir nota superior a zero para um texto como esse.
Aspectos pontuais
Parágrafo único: a) Logo de início o autor demonstra que não sabe usar o pronome demonstrativo, nem as letras maiúsculas e minúsculas, pois começa a frase e menciona um nome próprio em minúsculas.
b) aconteceu o que mais se esperava? Como assim? Quem esperava? Por que se esperaria acontecer uma catástrofe?
c) uma barragem se rompeu e deixou vários feridos não é nem de longe uma exposição suficiente do que aconteceu, quando a barragem de rejeitos se rompeu, provocando destruição e mortes em seu entorno, e causando problemas socioambientais que se estenderam de Minas Gerais ao Espírito Santo.
d) Primeiro, o autor fala em uma barragem (singular), em seguida pergunta o motivo de rompimento dessas barragens (plural), depois voltará a falar em barragem no singular.
e) fatalidade governamental é um disparate. A expressão não faz o mínimo sentido, principalmente como sujeito da oração em que ela apraece. A mesma observação vale para a significativa.
f) Não seria no máximo, mas no mínimo.
Competências avaliadas
As notas são definidas segundo os critérios da pontuação do MEC
Redações corrigidas
Os textos desse bloco foram elaborados por internautas que desenvolveram a proposta apresentada pelo UOL para este mês. A seleção e avaliação foi feita por uma equipe de professores associada ao Banco de redações.
Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012.
Copyright UOL. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução apenas em trabalhos escolares, sem fins comerciais e desde que com o devido crédito ao UOL e aos autores.