(Sem título 088)

NOTA 0,0

nesse ano em mariana Neste ano, em Mariana, aconteceu o que mais se esperava esperava: uma barragem se rompe, e deixa rompeu e deixou vários feridos, mas tá aí uma pergunta: porque por que essas barragens se romperam. romperam? Foi por causa de uma fatalidade governamental que não soube administrar bem, essa barragem, por isso bem essa barragem. Por isso, a significativa expõe que no máximo os causadores da tragédia sejam punido punidos e indenizem as famílias que sofrem nessa com essa tragédia.

Comentário geral

Texto insuficiente. Não chega a ser uma dissertação, apenas um esboço que carece de desenvolvimento. Não bastasse isso, está escrito numa linguagem distante da norma culta e repleto de erros gramaticais, equívocos conceituais e contrassensos. O próprio tamanho do texto evidencia que ele não teria atingido o limite mínimo de linhas (no caso, de caracteres,) que se exige de uma dissertação. É simplesmente uma resposta dissertativa à pergunta que constitui o tema da redação. Não é possível atribuir nota superior a zero para um texto como esse.

Aspectos pontuais

Parágrafo único: a) Logo de início o autor demonstra que não sabe usar o pronome demonstrativo, nem as letras maiúsculas e minúsculas, pois começa a frase e menciona um nome próprio em minúsculas.

b) aconteceu o que mais se esperava? Como assim? Quem esperava? Por que se esperaria acontecer uma catástrofe?

c) uma barragem se rompeu e deixou vários feridos não é nem de longe uma exposição suficiente do que aconteceu, quando a barragem de rejeitos se rompeu, provocando destruição e mortes em seu entorno, e causando problemas socioambientais que se estenderam de Minas Gerais ao Espírito Santo.

d) Primeiro, o autor fala em uma barragem (singular), em seguida pergunta o motivo de rompimento dessas barragens (plural), depois voltará a falar em barragem no singular.

e) fatalidade governamental é um disparate. A expressão não faz o mínimo sentido, principalmente como sujeito da oração em que ela apraece. A mesma observação vale para a significativa.

f) Não seria no máximo, mas no mínimo.

Competências avaliadas

Itens Nota
Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. 0,0
Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. 0,0
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 0,0
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. 0,0
Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 0,0
Nota final 0,0
Saiba como é feito a classificação das notas
2,0 - Satisfatório 1,5 - Bom 1,0 - Regular 0,5 - Fraco 0,0 - Insatisfatório

Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012

Copyright UOL. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução apenas em trabalhos escolares, sem fins comerciais e desde que com o devido crédito ao UOL e aos autores.

UOL Cursos Online

Todos os cursos