REDAÇÕES CORRIGIDAS - Fevereiro/2016 A tecnologia e a eliminação de empregos
(Sem título 093)
As maquinas, máquinas estão tirando inúmeros empregados de seus devidos empregos, nos três setores da economia, com máquinas agrícolas, máquinas industriais e caixas automáticos; entretanto as mesmas são benéficas para um aumento da produção e possivelmente para gastos reduzidos em relação a à mão de obra humana.
Apenas uma máquina é capaz de substituir centenas de funcionários, a mesma não reclama com o chefe, porem porém, não tem ideia para melhorar o processo. Já o empregado pode ter uma ideia que facilite o processo de produção ou que melhore o produto, mas não acompanha a produção de uma máquina. Caso houver um número elevado de maquinas máquinas comparado ao número de mão de obra humana haverá desemprego acarretando problemas no consumo.
Muitos se fizeram a pergunta: ‘‘meu emprego está em risco por causa da tecnologia?’’ há muito tempo atrás tecnologia”, há muito tempo, com a invenção da máquina a vapor, mas o que ocorreu foi um grande avanço e a criação de novos empregos diretos e indiretos logo após indiretos. Logo após, chegou a máquina a combustão e aconteceu o mesmo.
É louvável tentar um equilíbrio com a mão de obra humana e a tecnológica, nunca perdendo o foco de conseguir aumentar a produção e continuar o consumo em massa assim massa. Assim, o avanço chegará.
Comentário geral
Texto fraco, com uma reflexão superficial sobre o tema e uma grande quantidade de equívocos, sem falar em contradições. Não segue a estrutura dissertativa, já que não apresenta uma linha de raciocínio, mas reflexões avulsas e mal expressas sobre o tema. A linguagem, quando muito, tenta se afastar da norma coloquial, rumo à norma culta, mas não consegue atingi-la. Para piorar, o final é inconclusivo.
Aspectos pontuais
1) Primeiro parágrafo: a) Como assim devidos empregos? Por que os empregos são devidos? b) É uma incompreensão do tema limitar a quarta revolução industrial ao surgimento de máquinas. c) Também é simplista a enumeração dos três setores da economia e suas respectivas máquinas. d) Uso vicioso de mesmo/mesma. Veja o uso correto aqui. e) Mão de obra é uma expressão relacionada basicamente ao trabalho humano. É uma redundância falar em mão de obra humana. Vá lá, não é um erro, mas vai se somando a outros problemas do texto, até porque a expressão é usada várias vezes.
2) Segundo parágrafo: a) Novamente se usa a mesma incorretamente. b) Que processo? É preciso complementar o termo. Falar em processo produtivo, por exemplo. c) Deixando de lado expressões coloquiais inadequadas, há problemas de raciocínio aqui, já que o aluno fala que a tecnologia vai produzir desemprego e, no parágrafo seguinte, sugere que não, uma vez que isso não ocorreu nas revoluções industriais precedentes. d) Considerar que o desemprego é problemático por acarretar problemas no consumo é demonstrar uma compreensão mal formada do problema.
3) Quarto parágrafo: a) Não se trata de ser ou não louvável, a discussão não é sobre louvores. b) Por avanço, aparentemente, o autor quer dizer progresso.
Competências avaliadas
As notas são definidas segundo os critérios da pontuação do MEC
Redações corrigidas
Os textos desse bloco foram elaborados por internautas que desenvolveram a proposta apresentada pelo UOL para este mês. A seleção e avaliação foi feita por uma equipe de professores associada ao Banco de redações.
Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012.
Copyright UOL. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução apenas em trabalhos escolares, sem fins comerciais e desde que com o devido crédito ao UOL e aos autores.