(Sem título 096)

NOTA 2,0

Desde 1º de Janeiro de 2011, nós brasileiros nós, brasileiros, temos sobre comando governamental, a Presidenta presidenta Dilma Rouseff Rousseff, que neste ano, de 2016, após 5 cinco anos de mandato mandato, está sendo investigada por suposto desvio de dinheiro, envolvido com a Petrobrás.

Devido a essa situação, a do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva, que supostamente está envolvido pela 24ª. fase da operação lava-jato Operação Lava Jato, os desvios de verba que seria para merenda escolar, envolvendo o Deputado Estadual, Fernando Capez, e a grande montanha de problemas que o Brasil diariamente vivencia, economicamente econômica e politicamente, a população decide decidiu ir ás às ruas, protestar pela solicitação da abertura do processo de" Impeachment da Presidenta"; após nove sessões desde que a comissão do mesmo foi instalada, ela apresentou sua defesa nesta segunda-feira (04), mas que ainda após novas cinco sessões será decidida pela Câmara dos deputados, á possibilidade de votação de aceitar ou não o processo de impeachment.

Conclui-se, assim, que Dilma Rouseff Rousseff prepare-se, pois, a população está unida, em busca de todos direitos, e irá procurar a melhora para nosso país, mas claro, sempre estando por dentro da lei, para que a justiça possa ser realizada, e a politica política brasileira, assim como, é afirmado em como é o lema de nossa bandeira, possua "Ordem e Progresso".

Comentário geral

Texto fraco, que não cumpre a proposta: não é uma dissertação argumentativa, nem responde à questão tema sobre se a presidente deve perder o mandato. Antes, desde o primeiro parágrafo, limita-se a expor fatos, fazendo-o de maneira desorganizada e confusa. Para piorar, a linguagem é coloquial e repleta de erros. Além disso, a conclusão é inadequada, na medida em que dá conselhos à presidente e que busca um suposto fecho grandiloquente, referindo-se ao lema da bandeira nacional.

Aspectos pontuais

1) Primeiro parágrafo: a) temos sobre comando governamental é uma expressão inusual e que não expressa corretamente o fato político simplíssimo que é o de que desde 2011 Dilma Rousseff é a presidente do Brasil. b) A presidente não está sendo investigada por desvio de dinheiro envolvido com a Petrobras. Não há dinheiro envolvido com. Certo seria dizer dinheiro da Petrobras.

2) Segundo parágrafo: a) montanha de problemas é expressão inadequada, pois é coloquial. b) O parágrafo se encerra com uma enumeração caótica e incorreta dos fatos relativos aos protestos e à abertura do pedido de impeachment.

3) Terceiro parágrafo: o que exatamente o autor quer dizer com essa declaração? Que a presidente deve se preparar para a luta? É um conselho que ele está dando a Dilma Rousseff? É essa a sugestão de resolução do problema proposto no tema?

Competências avaliadas

Itens Nota
Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. 0,5
Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. 0,5
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 0,5
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. 0,5
Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 0,0
Nota final 2,0
Saiba como é feito a classificação das notas
2,0 - Satisfatório 1,5 - Bom 1,0 - Regular 0,5 - Fraco 0,0 - Insatisfatório

Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012

Copyright UOL. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução apenas em trabalhos escolares, sem fins comerciais e desde que com o devido crédito ao UOL e aos autores.

UOL Cursos Online

Todos os cursos