REDAÇÕES CORRIGIDAS - Abril/2016 Impeachment: a presidente deve perder o mandato?
(Sem título 096)
Desde 1º de Janeiro de 2011, nós brasileiros nós, brasileiros, temos sobre comando governamental, a Presidenta presidenta Dilma Rouseff Rousseff, que neste ano, de 2016, após 5 cinco anos de mandato mandato, está sendo investigada por suposto desvio de dinheiro, envolvido com a Petrobrás.
Devido a essa situação, a do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva, que supostamente está envolvido pela 24ª. fase da operação lava-jato Operação Lava Jato, os desvios de verba que seria para merenda escolar, envolvendo o Deputado Estadual, Fernando Capez, e a grande montanha de problemas que o Brasil diariamente vivencia, economicamente econômica e politicamente, a população decide decidiu ir ás às ruas, protestar pela solicitação da abertura do processo de“ Impeachment da Presidenta”; após nove sessões desde que a comissão do mesmo foi instalada, ela apresentou sua defesa nesta segunda-feira (04), mas que ainda após novas cinco sessões será decidida pela Câmara dos deputados, á possibilidade de votação de aceitar ou não o processo de impeachment.
Conclui-se, assim, que Dilma Rouseff Rousseff prepare-se, pois, a população está unida, em busca de todos direitos, e irá procurar a melhora para nosso país, mas claro, sempre estando por dentro da lei, para que a justiça possa ser realizada, e a politica política brasileira, assim como, é afirmado em como é o lema de nossa bandeira, possua “Ordem e Progresso”.
Comentário geral
Texto fraco, que não cumpre a proposta: não é uma dissertação argumentativa, nem responde à questão tema sobre se a presidente deve perder o mandato. Antes, desde o primeiro parágrafo, limita-se a expor fatos, fazendo-o de maneira desorganizada e confusa. Para piorar, a linguagem é coloquial e repleta de erros. Além disso, a conclusão é inadequada, na medida em que dá conselhos à presidente e que busca um suposto fecho grandiloquente, referindo-se ao lema da bandeira nacional.
Aspectos pontuais
1) Primeiro parágrafo: a) temos sobre comando governamental é uma expressão inusual e que não expressa corretamente o fato político simplíssimo que é o de que desde 2011 Dilma Rousseff é a presidente do Brasil. b) A presidente não está sendo investigada por desvio de dinheiro envolvido com a Petrobras. Não há dinheiro envolvido com. Certo seria dizer dinheiro da Petrobras.
2) Segundo parágrafo: a) montanha de problemas é expressão inadequada, pois é coloquial. b) O parágrafo se encerra com uma enumeração caótica e incorreta dos fatos relativos aos protestos e à abertura do pedido de impeachment.
3) Terceiro parágrafo: o que exatamente o autor quer dizer com essa declaração? Que a presidente deve se preparar para a luta? É um conselho que ele está dando a Dilma Rousseff? É essa a sugestão de resolução do problema proposto no tema?
Competências avaliadas
As notas são definidas segundo os critérios da pontuação do MEC
Redações corrigidas
Os textos desse bloco foram elaborados por internautas que desenvolveram a proposta apresentada pelo UOL para este mês. A seleção e avaliação foi feita por uma equipe de professores associada ao Banco de redações.
Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012.
Copyright UOL. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução apenas em trabalhos escolares, sem fins comerciais e desde que com o devido crédito ao UOL e aos autores.