Topo

Banco de Redações

O UOL corrige e comenta 20 redações. Envie a sua sobre o tema da vez



REDAÇÕES CORRIGIDAS - Novembro/2016 Filantropia: um exemplo a ser seguido?

Redação corrigida 250

(Sem título 099)

Erro Alteração Correção

O que é Filantropia filantropia? Qual a importância dela sua importância? Este Esse é um exemplo a ser seguido? E que medidas devemos tomar para que mais pessoas ajudem?

A filantropia é quando você doa doar parte de seus bens para pessoas necessitadas, você se desprende da coisas materiais e cria pratica um ato de generosidade para o bem dos outros e atos filantrópicos é quando ajudamos com pequenas coisas, como ajudarmos idosos a carregarem sacolas.

Muitos bilionários de diversos lugares do Mundo mundo decidem doar, fazendo com que melhore melhorem a educação, a saúde, transporte, segurança e outras áreas. Fazendo áreas, fazendo com que se crie um mundo mais generoso e justo.

Se a filantropia fosse seguida praticada por mais pessoas, o mundo teria um futuro melhor com pessoas bondosas que estariam sempre dispostas a ajudar.

Deveríamos incentivar jovens e crianças que doar não deixa feliz somente a pessoa que recebe as doações, mais mas também quem doa.

Comentário geral

Texto muito fraco, que começa com perguntas que não têm razão de ser, como o que é filantropia? A resposta já está dada no próprio tema. Se as perguntas introdutórias são desnecessárias, a resposta, no segundo parágrafo, é mal escrita e incompleta, além de fazer uma distinção entre filantropia e atos filantrópicos, cujos motivos não ficam claros. Finalmente, os dois penúltimos parágrafos são repetitivos e o último contém problemas gramaticais graves.

Aspectos pontuais

1) Primeiro parágrafo: as perguntas têm função exclusivamente retórica. De resto, o verbo ajudar não é intransitivo e exige complementos: quem ajuda, ajuda alguém a fazer alguma coisa.

2) Segundo parágrafo: a) a expressão a filantropia é quando... não pertence à norma culta, é informal e coloquial. Pior, o autor a usa duas vezes e comete um erro de concordância na segunda vez. b) De resto, não fica muito claro o motivo de o autor estabelecer essa suposta diferença entre filantropia e atos filantrópicos.

3) Terceiro e quarto parágrafo: são obviedades e repetições da mesma ideia: filantropia ajuda a criar um mundo melhor.

4) Quarto parágrafo: o uso do verbo incentivar é completamente agramatical. Uma coisa é incentivar a filantropia, outra coisa é explicar a crianças e jovens que existe prazer em fazer doações.

Competências avaliadas

As notas são definidas segundo os critérios da pontuação do MEC
Título nota (0 a 1000)
Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. 50
Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. 50
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 50
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. 50
Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 50
Nota final 250

Redações corrigidas

Título nota (0 a 1000)

Os textos desse bloco foram elaborados por internautas que desenvolveram a proposta apresentada pelo UOL para este mês. A seleção e avaliação foi feita por uma equipe de professores associada ao Banco de redações.

Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012.

Copyright UOL. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução apenas em trabalhos escolares, sem fins comerciais e desde que com o devido crédito ao UOL e aos autores.