REDAÇÕES CORRIGIDAS - Novembro/2016 Filantropia: um exemplo a ser seguido?
(Sem título 099)
O que é Filantropia filantropia? Qual a importância dela sua importância? Este Esse é um exemplo a ser seguido? E que medidas devemos tomar para que mais pessoas ajudem?
A filantropia é quando você doa doar parte de seus bens para pessoas necessitadas, você se desprende da coisas materiais e cria pratica um ato de generosidade para o bem dos outros e atos filantrópicos é quando ajudamos com pequenas coisas, como ajudarmos idosos a carregarem sacolas.
Muitos bilionários de diversos lugares do Mundo mundo decidem doar, fazendo com que melhore melhorem a educação, a saúde, transporte, segurança e outras áreas. Fazendo áreas, fazendo com que se crie um mundo mais generoso e justo.
Se a filantropia fosse seguida praticada por mais pessoas, o mundo teria um futuro melhor com pessoas bondosas que estariam sempre dispostas a ajudar.
Deveríamos incentivar jovens e crianças que doar não deixa feliz somente a pessoa que recebe as doações, mais mas também quem doa.
Comentário geral
Texto muito fraco, que começa com perguntas que não têm razão de ser, como o que é filantropia? A resposta já está dada no próprio tema. Se as perguntas introdutórias são desnecessárias, a resposta, no segundo parágrafo, é mal escrita e incompleta, além de fazer uma distinção entre filantropia e atos filantrópicos, cujos motivos não ficam claros. Finalmente, os dois penúltimos parágrafos são repetitivos e o último contém problemas gramaticais graves.
Aspectos pontuais
1) Primeiro parágrafo: as perguntas têm função exclusivamente retórica. De resto, o verbo ajudar não é intransitivo e exige complementos: quem ajuda, ajuda alguém a fazer alguma coisa.
2) Segundo parágrafo: a) a expressão a filantropia é quando... não pertence à norma culta, é informal e coloquial. Pior, o autor a usa duas vezes e comete um erro de concordância na segunda vez. b) De resto, não fica muito claro o motivo de o autor estabelecer essa suposta diferença entre filantropia e atos filantrópicos.
3) Terceiro e quarto parágrafo: são obviedades e repetições da mesma ideia: filantropia ajuda a criar um mundo melhor.
4) Quarto parágrafo: o uso do verbo incentivar é completamente agramatical. Uma coisa é incentivar a filantropia, outra coisa é explicar a crianças e jovens que existe prazer em fazer doações.
Competências avaliadas
As notas são definidas segundo os critérios da pontuação do MEC
Redações corrigidas
Os textos desse bloco foram elaborados por internautas que desenvolveram a proposta apresentada pelo UOL para este mês. A seleção e avaliação foi feita por uma equipe de professores associada ao Banco de redações.
Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012.
Copyright UOL. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução apenas em trabalhos escolares, sem fins comerciais e desde que com o devido crédito ao UOL e aos autores.