REDAÇÕES CORRIGIDAS - Fevereiro/2016 A tecnologia e a eliminação de empregos
Ser humano: a única máquina pensante
Os recentes avanços na tecnologia e a introdução de máquinas e robôs no mercado de trabalho têm reduzido parte das vagas de emprego disponíveis e aumentado a exigência por trabalhadores altamente especializados, tornando este um assunto que preocupa milhares de pessoas.
No mundo atual, torna-se imprescindível obter um conhecimento tecnológico e noções básicas de informática, pois o número de máquinas e robôs realizando atividades anteriormente humanas tende a aumentar, restando às pessoas, entre outras coisas, a função de regular e fazer manutenções que garantam a eficiência destes desses seres artificiais.
Entretanto, é preciso estar ciente de que a tecnologia surgiu com a finalidade de trazer facilidades para a vida do homem contemporâneo e essa continua sendo sua principal função. Por esse motivo, realizar seu uso usá-la de modo consciente e moderado é suficiente para evitar um colapso nos setores industriais, de serviços e até mesmo no meio agrícola.
Além disso, apesar do de o modo de vida da sociedade atual estar tão conectado à tecnologia, não foi a partir dela que o ser humano desenvolveu a capacidade de pensar, de se comunicar e a habilidade de resolver problemas, as quais são características que o definem como um ser único, cujas limitações não devem ser definidas por máquinas, robôs e aparelhos eletrônicos. Oportunidades de emprego sempre existirão, principalmente nas esferas que exigem raciocínio lógico profundo e uma análise racional da situação.
Por fim, pode-se concluir que, as contrário do que muitos imaginam, a tecnologia pode trazer um desenvolvimento tanto profissional quanto pessoal para cada membro de uma comunidade, principalmente se essa tecnologia for usada com um mínimo de cautela, pois, assim, há possibilidade da de a sociedade se ajustar e se remodelar com o intuito do surgimento de novas opções de emprego em um mundo tão automatizado.
Comentário geral
Pela linguagem correta, com poucos erros e tropeços gramaticais, pela estrutura rigorosamente dissertativa e por uma argumentação coerente, esse texto merece a nota máxima. Mesmo assim, algumas ressalvas quanto ao conteúdo poderiam ser feitas: a análise que o autor faz dos fatos tem pontos que podem ser questionados. Por exemplo, ele traz para o presente os problemas que, como se vê na coletânea, estão previstos para um futuro próximo. Ele não considera que os empregos que requerem um alto grau de especialização técnica ou prática não estão ameaçados. Ele não deixa claro o que quer dizer com uso moderado de tecnologia para evitar um colapso nos setores industriais, agrícolas e de serviços. Tudo isso, entretanto, deve ser relevado, pois o que se está avaliando aqui é principalmente a capacidade de o examinando produzir um texto com as características especificadas na proposta, apresentando um ponto de vista e defendendo-o com argumentos, de modo claro, coerente e objetivo. Essas metas, o autor cumpriu muito bem. Os problemas de conteúdo que apontamos talvez só pudessem ser resolvidos por alguém que conhecesse o tema a fundo, que fosse especializado na questão. Ou seja, não por um estudante do Ensino Médio. Enfim, enquanto redação escolar, o texto está perfeito.
Competências avaliadas
As notas são definidas segundo os critérios da pontuação do MEC
Redações corrigidas
Os textos desse bloco foram elaborados por internautas que desenvolveram a proposta apresentada pelo UOL para este mês. A seleção e avaliação foi feita por uma equipe de professores associada ao Banco de redações.
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