Topo

Banco de Redações

O UOL corrige e comenta 20 redações. Envie a sua sobre o tema da vez


REDAÇÕES CORRIGIDAS - Janeiro/2019 O Brasil e os imigrantes no mundo contemporâneo

Redação corrigida 560

Sonho imigrante

Inconsistente Erro Correção

O escritor brasileiro, Milton Nascimento compositor brasileiro Milton Nascimento, em sua música “Sonho Imigrante”, expressa o sentimento de saudade e anseio de retorno à pátria amada. Em decorrência da grave crise política, econômica e social que assusta países em todo o mundo, milhares de pessoas recorrem ao Brasil como refugio refúgio em meio ao caos que vivem.

Em primeira análise, é importante ressaltar sobre mencionar a crise que assola a Venezuela, o que fez com que muitos vissem o Brasil como uma grande porta de recomeço. Segundo dados do Governo Brasileiro brasileiro, foram emitidas aproximadamente cinco mil carteiras de trabalho dos para os imigrantes Venezuelanos venezuelanos, o que faz com que trabalhadores que exercem serviços de baixa escolaridade, se escolaridade se sintam ameaçados com a nova concorrência. Outrossim Entretanto, mesmo que a sociedade civil se sinta ameaçada, o Governo Brasileiro brasileiro não pode omitir ajuda aos estrangeiros, pois a Constituição brasileira prevê igualdade entre nacionais e estrangeiros.

Alem Além do mais, ressalte-se que o Brasil também vive uma crise econômica, com universidades, escolas e hospitais em estado de calamidade. Com a crescente onda de imigrações imigração, as autoridades deverão aumentar o repasse de recursos aos municípios, a fim de atender as necessidades básicas dos moradores, sejam eles nacionais ou estrangeiros.

Fica clara, portanto portanto, a necessidade de ações por parte do Ministério da Justiça juntamente como Departamento de Migrações (DEMIG), como a solução dos “Campos fechados” uma proposta feita pela França e Espanha. É de extrema importância que o Ministério da Saúde intensifique campanhas de vacinação, para que doenças já erradicadas não se tornem novamente um alarde á uma ameaça à saúde pública.

Comentário geral

Apesar de relativamente bem escrito, se considerarmos exclusivamente os aspectos linguísticos e gramaticais, o texto deixa muito a desejar como dissertação argumentativa, como se verá na avaliação discursiva das competências.

Competências

• 1) O melhor do texto é a linguagem, devido aos poucos erros, sejam em termos ortográficos, sejam na escolha do vocabulário, sejam na sintaxe. O que falta ao texto são os elementos estilísticos que caracterizam a excelência. Por isso ele não tira a pontuação máxima.

• 2) Existe alguma compreensão da proposta, mas a abordagem é equivocada devido a uma argumentação aleatória, com aspectos factuais errados e falta de conexão entre o que o autor vai dizendo. Tome-se o primeiro parágrafo: o autor faz duas declarações, uma sobre a música “Sonho imigrante”, outra sobre o Brasil ter se tornado refúgio de imigrantes. Acontece que, ao dizer que a música fala sobre a saudades da pátria, o que não é verdade, o autor não conecta as duas declarações. O tema da música de Milton é como os imigrantes viam o Brasil, no passado. Nada que ver com a imigração atual. Enfim, essa introdução não introduz de fato o tema de que o autor vai tratar.

• 3) Os argumentos são aleatórios e equivocados: nem todos os venezuelanos são trabalhadores braçais. Não é o medo da concorrência que levou a conflitos nas regiões onde houve concentração de venezuelanos. A ameaça aos trabalhadores braçais, segundo o autor, sem mais nem menos, logo se torna uma ameaça a toda a “sociedade civil”! Mas o autor acha que o Brasil deve resolver o problema pelo fato de a Constituição “igualar” brasileiros e estrangeiros, o que é uma visão simplista de uma questão complexa. Para começar, o texto constitucional fala em “estrangeiros residentes” no país, o que não é o caso dos que chegam em busca de refúgio. A partir daí, o autor perde o pé na realidade, falando nos “Campos fechados” e em “campanhas de vacinação”, sem apresentar explicações para o que está propondo.

• 4) A redação tem alguma coesão linguística, mas lhe falta coerência, em função dos argumentos aleatórios e inadequados.

• 5) Essas sugestões finais também não parecem fazer muito sentido. Vamos criar “campos fechados” para os imigrantes? Isso não resolveu problemas na Europa. Quanto às vacinas, há doenças erradicadas que voltaram a aparecer no Brasil, mas não há ligação evidente entre elas e os imigrantes.

Competências avaliadas

As notas são definidas segundo os critérios da pontuação do MEC
Título nota (0 a 1000)
Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. 160
Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. 120
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 80
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. 120
Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 80
Nota final 560

Redações corrigidas

Título nota (0 a 1000)

Os textos desse bloco foram elaborados por internautas que desenvolveram a proposta apresentada pelo UOL para este mês. A seleção e avaliação foi feita por uma equipe de professores associada ao Banco de redações.

Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012.

Copyright UOL. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução apenas em trabalhos escolares, sem fins comerciais e desde que com o devido crédito ao UOL e aos autores.