PUBLICIDADE
Topo

Educação

Banco de Redações

O UOL corrige e comenta 20 redações. Envie a sua sobre o tema da vez


REDAÇÕES CORRIGIDAS - Janeiro/2020 Supremo Tribunal Federal e opinião pública

Redação corrigida 440

STF um órgão político ou jurídico?

Inconsistente Erro Correção

Em 2014, durante o governo Dilma Rousseff, iniciava a operação Lava Jato Jato, que tinha o objetivo de investigar casos de corrupção envolvendo empresas estatais, como: a como a Petrobras. Em virtude disso, várias notícias relatando a participação de políticos em esquemas fraudulentos começaram a surgir e causar indignação na população. Por conseguinte, o anseio da sociedade em acompanhar os desdobramentos desses fatos ocasionaram ocasionou a notoriedade do Supremo Tribunal Federal.

Mormente, ao avaliar que, o que o papel desse órgão judiciário, consiste judiciário consiste na guarda da Constituição Federal e no julgamento de ocorrências concernentes ao Congresso Nacional ou a casos que sejam relevantes para todo o país. Nessa conjectura, é indiscutível a importância das atribuições do Supremo Tribunal Federal, visto que algumas pautas, como: a como a criminalização da homofobia, trouxeram grandes avanços para a sociedade. Entretanto, processos envolvendo ex-presidentes, ministros e ex-assessores ganharam destaque em âmbito nacional devido a à postura dos membros da corte.

Ademais, convém salientar que, segundo o instituto Datafolha, 39% dos brasileiros desaprovam a conduta do Supremo Tribunal Federal, pois vereditos e decisões questionáveis questionáveis, homologadas pelo órgão, como: a como a suspensão de investigações contra políticos, absolvição e soltura de indivíduos presos em operações judiciais policiais e aprovação de habeas corpus controversos são fatores corroborantes para o resultaram no aumento da taxa de reprovação da corte.

Dado o exposto, faz-se necessário necessária, mediante o Ministério de Ciência e Tecnologia em parceria com o Supremo Tribunal Federal, a ampliação de fóruns virtuais para difundir as atribuições e deveres desse órgão público público, a fim de policiar e informar a sociedade sobre as pautas discutidas pela corte. Consoante ao ex presidente africano Como disse o ex-presidente sul-africano Nelson Mandela, "Se falares uma linguagem que o homem compreenda, a tua mensagem entrará em outras mentes", diante mentes". Diante disso, é fundamental a parceria do STF com os veículos de comunicação, para propagar propagar, numa linguagem sucinta e objetiva objetiva, mensagens que visem a aproximação amigável entre a população e o Supremo Tribunal Federal.

Comentário geral

Lamentavelmente, o texto é muito fraco, apresentando problemas no que se refere a todas as competências.

Competências

  • 1) Apesar dos muitos erros indicados em verde e do trecho agramatical, a linguagem é o que salva o texto de uma insuficiência completa.
  • 2) Infelizmente, mesmo que se note alguma compreensão da proposta de redação, o desenvolvimento do texto não segue a estrutura da dissertação argumentativa. É, quando muito, um conjunto de divagações sobre o tema, aglutinadas aleatoriamente.
  • 3) Para começar, não se encontra uma tese que o autor queira defender com argumentos. O parágrafo inicial relata os fatos. O segundo parágrafo, que começa com problemas já apontados, fala de problemas advindos da "postura da corte", sem ao menos informar que postura é essa. O terceiro parágrafo apresenta a informação que deveria ser o ponto de partida: a pesquisa Datafolha. Ou seja, não há uma linha de raciocínio, pois não há encadeamento entre os parágrafos.
  • 4) O texto não é coeso e os recursos coesivos que se encontram no começo dos parágrafos ou no interior deles são usados quase que aleatoriamente. Vale destacar o "nessa conjectura", que aparenta ter sido usado no lugar de "nessa conjuntura".
  • 5) A conclusão é uma demonstração de desconhecimento do que é o Estado Brasileiro, de que consistem os três poderes que o compõem, de qual o papel do Ministério da Ciência e Tecnologia, etc. Não bastasse isso, a sugestão de que a solução é fazer propaganda para criar uma relação amigável entre o STF e a população é de uma ingenuidade inaceitável para um aluno do final do Ensino Médio.

Competências avaliadas

As notas são definidas segundo os critérios da pontuação do MEC
Título nota (0 a 1000)
Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. 120
Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. 80
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 80
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. 80
Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 80
Nota final 440

Redações corrigidas

Título nota (0 a 1000)

Os textos desse bloco foram elaborados por internautas que desenvolveram a proposta apresentada pelo UOL para este mês. A seleção e avaliação foi feita por uma equipe de professores associada ao Banco de redações.

Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012.

Copyright UOL. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução apenas em trabalhos escolares, sem fins comerciais e desde que com o devido crédito ao UOL e aos autores.


PUBLICIDADE