REDAÇÕES CORRIGIDAS - Janeiro/2019 O Brasil e os imigrantes no mundo contemporâneo
Um caso precário
No mundo atual, milhares de indivíduos estão saindo do seu país natal e deslocando-se para o Brasil. Tomam essa decisão, de deixar famílias, amigos e parentes, no intuito de trabalhar e conquistar uma vida melhor para a sua sobrevivência.
Esses seres humanos estão por toda parte no nosso país. Em ruas, praias e empresas, vendendo de tudo para se manter. Infelizmente, essas ocorrências são desagradáveis, pois precisam fugir de guerras, pobreza e crises para continuar a sua motivação de vida. Para algumas pessoas, isso pode ser algo aprazível, mas para outras não.
A migração está evoluindo cada vez mais, todos os dias em função dos aspectos humanistas. Cada pessoa é única e a sua vida deve ser construída da maneira, que resultam o sucesso e a tranquilidade de maneira que resulte em sucesso e tranquilidade. Nada é fácil atualmente, mas não podemos desanimar. A luta de hoje, será o sucesso de amanhã.
Comentário geral
Infelizmente, o texto é precário. O autor não consegue sequer apresentar corretamente os fatos, nem conectá-los, de modo a criar uma dissertação. Exceto uma compreensão superficial do tema, o texto nada tem que mereça ser levado em conta, para aumentar sua pontuação. Os trechos assinalados em vermelho são muito problemáticos e são comentados a seguir.
Competências
• 1) A linguagem é simples demais, possui problemas sintáticos graves, ambiguidade e exageros. Só para dar uma ideia da insuficiência comunicativa no texto, leia-se a frase inicial, que dá a entender que a onda de imigração mundial se direciona unicamente para o Brasil. Ou, então, a última, onde se evidencia o fato de o autor não entender que sobreviver vem antes da conquista de uma vida melhor.
• 2) O autor compreendeu o tema de modo muito parcial. Apenas tangenciou o que a proposta de redação exige. Não só apresentou os fatos de um modo precário, como encerrou o texto com um chavão de autoajuda, completamente inadequado a uma dissertação argumentativa.
3) Em termos de argumentação, veja-se o terceiro parágrafo, que começa com um grande exagero, incoerente com a realidade dos fatos. Depois, considere-se o uso de “essas ocorrências”, que, além de designar, na verdade, uma única ocorrência, acaba exercendo o papel de sujeito de “precisam fugir”. Ou a declaração final do parágrafo que, aparentemente, diz que a imigração pode ser agradável para uns e desagradável para outros, sem deixar claro se a afirmação se refere aos imigrantes ou aos habitantes do país para onde eles vão. Inexiste uma argumentação.
• 4) Não há coesão, mas declarações avulsas (algumas sem sentido, como a que inicia o último parágrafo), que não chegam a formar um texto propriamente dito.
• 5) Simplesmente o autor ignorou a competência final e não apresentou uma sugestão de resolução do problema.
Competências avaliadas
As notas são definidas segundo os critérios da pontuação do MEC
Redações corrigidas
Os textos desse bloco foram elaborados por internautas que desenvolveram a proposta apresentada pelo UOL para este mês. A seleção e avaliação foi feita por uma equipe de professores associada ao Banco de redações.
Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012.
Copyright UOL. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução apenas em trabalhos escolares, sem fins comerciais e desde que com o devido crédito ao UOL e aos autores.