REDAÇÕES CORRIGIDAS - Janeiro/2018 A arte tem o direito de questionar tudo?
Um grito de liberdade ou um atentado a [à] moralidade?
Muitos debates foram levantados recentemente acerca das exposições realizadas pelos museus MAM (Museu de Arte Moderna) e Queer museu,respectivamente encontrados em São Paulo e Rio Grande do Sul pelo Museu de Arte Moderna, de São Paulo, e pelo Santander Cultural, que se intitulava Queermuseu, em Porto Alegre.
As obras trazia tinham como o tema a realidade vivida pela comunidade LGBT, porém grande parte da população recebeu-as como uma afronta a à igreja cristã e a à família, alegando que na mesma possuía apologia a pedofilia e zoofilia que elas faziam a apologia da pedofilia e da zoofilia.
Após o cenário retratados Após esses fatos, alastrou-se pelo país uma indagação, o episódio vivido foi uma demostração demonstração explícita de intolerância e censura a arte, ou à arte ou um atentado a moralidade ética e moralidade ética e cívica à moralidade pública?
Famílias brasileiras insurgiram-se contra o pensamento de censura, assim permaneceram causando promovendo grandes movimentações, levando o museu o MAM a ser investigado pelo Menos público Ministério Público de São Paulo e os organizadores da exposição do Queer Museu Queermuseu a serem acusados de descobrimento das leis descritas no Instituto descumprimento do Estatuto da Criança e do Adolescente.
Comentário geral
Texto muito fraco, mal escrito, mas o seu principal problema é que ele não é uma dissertação argumentativa, quando muito, uma dissertação expositiva, para não dizer uma narração. O autor se limita a expor os fatos e o faz de maneira incorreta e confusa, com equívocos graves.
Aspectos pontuais
1) Segundo parágrafo: o autor se refere às obras, quando, na verdade, deveria se referir à exposição Queermuseu. Isso não vale para o evento no MAM.
2) Terceiro parágrafo: não se trata de um episódio. O debate levantado foi: as mostras eram ofensivas à moral, à religião e inadequada a crianças e a arte tem o direito de questionar e desrespeitar questões como essas?
3) Quarto parágrafo: a) as famílias não se insurgiram contra a censura. Insurgiram-se contra as mostras. b) Notar que esse parágrafo nada tem de conclusivo.
Competências avaliadas
As notas são definidas segundo os critérios da pontuação do MEC
Redações corrigidas
Os textos desse bloco foram elaborados por internautas que desenvolveram a proposta apresentada pelo UOL para este mês. A seleção e avaliação foi feita por uma equipe de professores associada ao Banco de redações.
Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012.
Copyright UOL. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução apenas em trabalhos escolares, sem fins comerciais e desde que com o devido crédito ao UOL e aos autores.