Um grito de liberdade ou um atentado a [à] moralidade?

NOTA 1,0

Muitos debates foram levantados recentemente acerca das exposições realizadas pelos museus MAM (Museu de Arte Moderna) e Queer museu,respectivamente encontrados em São Paulo e Rio Grande do Sul pelo Museu de Arte Moderna, de São Paulo, e pelo Santander Cultural, que se intitulava Queermuseu, em Porto Alegre.

As obras trazia tinham como o tema a realidade vivida pela comunidade LGBT, porém grande parte da população recebeu-as como uma afronta a à igreja cristã e a à família, alegando que na mesma possuía apologia a pedofilia e zoofilia que elas faziam a apologia da pedofilia e da zoofilia.

Após o cenário retratados Após esses fatos, alastrou-se pelo país uma indagação, o episódio vivido foi uma demostração demonstração explícita de intolerância e censura a arte, ou à arte ou um atentado a moralidade ética e moralidade ética e cívica à moralidade pública?

Famílias brasileiras insurgiram-se contra o pensamento de censura, assim permaneceram causando promovendo grandes movimentações, levando o museu o MAM a ser investigado pelo Menos público Ministério Público de São Paulo e os organizadores da exposição do Queer Museu Queermuseu a serem acusados de descobrimento das leis descritas no Instituto descumprimento do Estatuto da Criança e do Adolescente.

Comentário geral

Texto muito fraco, mal escrito, mas o seu principal problema é que ele não é uma dissertação argumentativa, quando muito, uma dissertação expositiva, para não dizer uma narração. O autor se limita a expor os fatos e o faz de maneira incorreta e confusa, com equívocos graves.

Aspectos pontuais

1) Segundo parágrafo: o autor se refere às obras, quando, na verdade, deveria se referir à exposição Queermuseu. Isso não vale para o evento no MAM.

2) Terceiro parágrafo: não se trata de um episódio. O debate levantado foi: as mostras eram ofensivas à moral, à religião e inadequada a crianças e a arte tem o direito de questionar e desrespeitar questões como essas?

3) Quarto parágrafo: a) as famílias não se insurgiram contra a censura. Insurgiram-se contra as mostras. b) Notar que esse parágrafo nada tem de conclusivo.

Competências avaliadas

Itens Nota
Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. 0,5
Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. 0,0
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 0,5
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. 0,0
Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 0,0
Nota final 1,0
Saiba como é feito a classificação das notas
2,0 - Satisfatório 1,5 - Bom 1,0 - Regular 0,5 - Fraco 0,0 - Insatisfatório

Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012

Copyright UOL. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução apenas em trabalhos escolares, sem fins comerciais e desde que com o devido crédito ao UOL e aos autores.

UOL Cursos Online

Todos os cursos