Um grito de liberdade ou um atentado a [à] moralidade?
Muitos debates foram levantados recentemente acerca das exposições realizadas pelos museus MAM (Museu de Arte Moderna) e Queer museu,respectivamente encontrados em São Paulo e Rio Grande do Sul pelo Museu de Arte Moderna, de São Paulo, e pelo Santander Cultural, que se intitulava Queermuseu, em Porto Alegre.
As obras trazia tinham como o tema a realidade vivida pela comunidade LGBT, porém grande parte da população recebeu-as como uma afronta a à igreja cristã e a à família, alegando que na mesma possuía apologia a pedofilia e zoofilia que elas faziam a apologia da pedofilia e da zoofilia.
Após o cenário retratados Após esses fatos, alastrou-se pelo país uma indagação, o episódio vivido foi uma demostração demonstração explícita de intolerância e censura a arte, ou à arte ou um atentado a moralidade ética e moralidade ética e cívica à moralidade pública?
Famílias brasileiras insurgiram-se contra o pensamento de censura, assim permaneceram causando promovendo grandes movimentações, levando o museu o MAM a ser investigado pelo Menos público Ministério Público de São Paulo e os organizadores da exposição do Queer Museu Queermuseu a serem acusados de descobrimento das leis descritas no Instituto descumprimento do Estatuto da Criança e do Adolescente.
Comentário geral
Texto muito fraco, mal escrito, mas o seu principal problema é que ele não é uma dissertação argumentativa, quando muito, uma dissertação expositiva, para não dizer uma narração. O autor se limita a expor os fatos e o faz de maneira incorreta e confusa, com equívocos graves.
Aspectos pontuais
1) Segundo parágrafo: o autor se refere às obras, quando, na verdade, deveria se referir à exposição Queermuseu. Isso não vale para o evento no MAM.
2) Terceiro parágrafo: não se trata de um episódio. O debate levantado foi: as mostras eram ofensivas à moral, à religião e inadequada a crianças e a arte tem o direito de questionar e desrespeitar questões como essas?
3) Quarto parágrafo: a) as famílias não se insurgiram contra a censura. Insurgiram-se contra as mostras. b) Notar que esse parágrafo nada tem de conclusivo.
Competências avaliadas
Itens | Nota |
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Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. | 0,5 |
Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. | 0,0 |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. | 0,5 |
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. | 0,0 |
Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. | 0,0 |
Nota final | 1,0 |
Saiba como é feito a classificação das notas | ||||
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2,0 - Satisfatório | 1,5 - Bom | 1,0 - Regular | 0,5 - Fraco | 0,0 - Insatisfatório |
Redações corrigidas
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