Topo

Educação

Banco de Redações

O UOL corrige e comenta 20 redações. Envie a sua sobre o tema da vez


REDAÇÕES CORRIGIDAS - Agosto/2019 Criptomoeda: tecnologia e revolução econômica

Redação corrigida 440

Um mundo oculto

Inconsistente Erro Correção

Nosso mundo hoje está muito tecnológico, mas há muitas falhas, dados de pessoais podem ser vasculhados por especialista especialistas da tecnologia do mundo do crime, até dinheiro no caso das Criptomoedas criptomoedas (moeda universal), que podem causar furtos virtuais, vícios muito grandes e um mundo sem leis.

Segundo dados da Folha de São Paulo, mais de R$ 6,35 milhões foram furtados por grupos de hackers em 2018, deixando várias empresas e pessoas em crises financeiras, pelo mundo todo, pois a Criptomoeda criptomoeda é uma moeda universal, ou seja, válida no mundo todo.

Hoje Hoje, em nosso mundo capitalista, as pessoas ficam em torno do dinheiro, em uma ambição enorme, dependendo do caso o indivíduo comete crimes, deixando crises por onde cometem esse caso esses casos de furtos de dinheiro.

Neste mundo anônimo, muitos crimes são cometidos, mas os criminosos apagam dados, localidade e como fez esse delito sem deixar pistas de quem cometeu esses graves crimes.

Diante de tais problemas, as possíveis soluções é são: fortalecer sistemas de seguranças para evitar essas invasões e o governo investir na nas investigações destes desses crimes, contratando mais equipes de especialistas para evitar esses roubos e aplicando punições drásticas para quem cometer esses delitos.

Comentário geral

Texto fraco, de caráter expositivo e não argumentativo. Para piorar, não houve uma compreensão correta do tema da redação.

Competências

  • 1) A linguagem é predominantemente informal e coloquial. Nem assim, o autor consegue expressar com precisão suas ideias. Há problemas de sintaxe e de pontuação: as orações são justapostas, sem uma hierarquia que organize o raciocínio que elas visam apresentar.
  • 2) O texto apenas tangenciou o tema, expondo opiniões do autor sobre criptomoedas e sem considerar a ideia de revolução que elas podem causar, o que era o cerne do tema.
  • 3) Não há uma sequência de raciocínios, mas uma exposição de fatos atinentes ao modo tangencial com que o autor desenvolveu o tema.
  • 4) Os recursos coesivos são mal empregados, quando são empregados. Até há recursos que concatenam os parágrafos, mas internamente a eles prevalece a justaposição.
  • 5) O último parágrafo é o que há de melhor na redação, mas, mesmo assim, não passa do mediano, com sugestões genéricas que valeriam ranto para crimes virtuais, quanto reais.

Competências avaliadas

As notas são definidas segundo os critérios da pontuação do MEC
Título nota (0 a 1000)
Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. 80
Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. 80
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 80
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. 80
Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 120
Nota final 440

Redações corrigidas

Título nota (0 a 1000)

Os textos desse bloco foram elaborados por internautas que desenvolveram a proposta apresentada pelo UOL para este mês. A seleção e avaliação foi feita por uma equipe de professores associada ao Banco de redações.

Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012.

Copyright UOL. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução apenas em trabalhos escolares, sem fins comerciais e desde que com o devido crédito ao UOL e aos autores.