Topo

Educação

Banco de Redações

O UOL corrige e comenta 20 redações. Envie a sua sobre o tema da vez


REDAÇÕES CORRIGIDAS - Novembro/2018 A onda conservadora e o Brasil nos próximos anos

Redação corrigida 0

Um novo olhar sobre o Brasil

Inconsistente Erro Correção

O nosso país está vivenciando diversos acontecimentos, inclusive a administração do mesmo. Jair Bolsonaro, candidato do partido (PSL), é o mais novo Presidente da República. Mas será que estamos no caminho certo?

Durante o período de eleições, milhares de brasileiros foram para as ruas protestar e fazer manifestações. Cada um foi para defender seus direitos e suas escolhas.

Infelizmente vivemos em um país onde existe muito machismo, racismo e preconceito diante da sociedade. Jair Bolsonaro não aceita a homofobia, declarou que os negros não merecem nada e acha que as mulheres devem ser menosprezadas. É lamentável ter no comando uma pessoa desse tipo, que pensa coisas absurdas.

Cada um pensa diferente e analisa fatos diferentes. Eu, como cidadã brasileira jamais votaria no Bolsonaro. Porém, milhares de pessoas votaram nele para que o Brasil mudasse. As armas estão liberadas para usufruir modo que cada um deseja, não tem limite específico. Se o Brasil já estava complicado antes, imagina agora.

Esperamos e queremos que que, nos próximos anos, o Brasil esteja mais favorável. Cada indivíduo deve continuar e manter-se do seu jeito, da sua maneira. Vamos nos empenhar e correr atrás do que é nosso também. A iniciativa é o começo de tudo. #Por um Brasil melhor!

Comentário geral

Infelizmente, a redação é fraca. No entanto, ela recebe o zero por fugir ao tema, porque não existe aqui uma reflexão sobre a onda conservadora, conforme foi proposto. De resto, o texto também não é uma dissertação, mas um aglomerado de parágrafos avulsos, em que o autor, com dificuldade, tenta expor fatos e opiniões, sem se preocupar com uma fundamentação.

Aspectos pontuais

1) Primeiro parágrafo: a introdução é muito fraca, a começar da afirmação banal de que o país vivencia muitos acontecimentos. Seria estranho, se nada acontecesse no Brasil. De resto, a pergunta que a encerra não chega a apresentar uma resposta explícita no desenvolvimento.

2) Segundo parágrafo: a declaração, de caráter factual, está desconectada do restante do texto.

3) Terceiro parágrafo: a) o texto é marcado pela linguagem informal e por erro na escolha das palavras. Aqui o que impressiona é o uso da preposição “diante” da sociedade, no lugar de “na” sociedade. b) As afirmações são confusas: diz-se que o presidente é homofóbico e não que ele “não aceita a homofobia”. De qualquer forma, o autor repete acusações, mas não apresenta fatos para comprová-las. O autor tem o direito de pensar o que quiser, mas tem que apresentar ao leitor as razões que o levam a pensar assim.

4) Quarto parágrafo: a) pensar diferente não é analisar “fatos diferentes”, mas analisar os mesmos fatos de modo diferente. b) “Milhares” não: milhões de eleitores. c) Há tantos erros factuais no final do parágrafo, que é até difícil fazer um comentário breve. “Usufruir da maneira que desejar de uma arma”? O que significa isso? “Não tem limite específico para o quê? d) O autor não pode mandar o leitor imaginar. Ele tem que dizer porque acha que as coisas vão piorar.

5) Quinto parágrafo: a) uso informal de “favorável”. b) Claro que todos devem continuar a existir! O que o autor está querendo dizer? c) “correr atrás” é expressão da linguagem informal. d) Não se usa hashtag em uma dissertação.

Competências avaliadas

As notas são definidas segundo os critérios da pontuação do MEC
Título nota (0 a 1000)
Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. 0
Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. 0
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 0
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. 0
Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 0
Nota final 0

Redações corrigidas

Título nota (0 a 1000)

Os textos desse bloco foram elaborados por internautas que desenvolveram a proposta apresentada pelo UOL para este mês. A seleção e avaliação foi feita por uma equipe de professores associada ao Banco de redações.

Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012.

Copyright UOL. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução apenas em trabalhos escolares, sem fins comerciais e desde que com o devido crédito ao UOL e aos autores.