PUBLICIDADE
Topo

Educação

Banco de Redações

O UOL corrige e comenta 20 redações. Envie a sua sobre o tema da vez


REDAÇÕES CORRIGIDAS - Janeiro/2020 Supremo Tribunal Federal e opinião pública

Redação corrigida 400

Um poder judiciário transparente e uma população exigente

Inconsistente Erro Correção

Uma onda de escândalos e uma população calejada. Recentemente se instaurou no âmbito do poder judiciário Federal Poder Judiciário uma crise com relação à veracidade dos trabalhos desenvolvidos pela banca de magistrados, juntamente com as equipes responsáveis pelas atividades do Supremo Tribunal Federal. Uma sociedade já não muito satisfeita com a situação instável na política do País, não país não seria passível passiva com a incerteza de mais um poder.

Nenhum cidadão é compreensível à compreensivo com atos de infidelidade, pois se tratam trata de ações que envolvem mentiras. O Supremo nesses últimos tempos mostrou a sua infidelidade com o Brasil, como por exemplo, favorecer decisões judiciais devido a à posição política de indivíduos que não podiam usufruir de tais privilégios. A situação ficou visível nos últimos tempos, mas raramente ações são construídas da noite para o dia, e bastou o desencadeamento de uma das operações federais, a lava-jato Lava Jato, para que o oculto ficasse em evidência.

A população brasileira, já desgastada com questões políticas na esfera Legislativa e Executiva, não iria se manter calma com mais um reboliço negativo na divisão Judiciária da República Federativa. A sociedade já estava em constantes protestos com relações políticas e ideológicas antes do de o Supremo entrar na "lista negra", com o pivô das investigações lideras lideradas pelo então Ministro da Justiça, Sérgio Moro, houve uma avalanche dentro da justiça, fazendo os cidadãos voltarem seus olhares para ela, dessa forma, cada vez mais o Supremo tem ficado em evidência nos últimos tempos, a sociedade tem visto a sua força de intervenção na política e tem evitado deixar movimentos passarem por debaixo dos panos.

O Brasil se encontra em um período complicado politicamente, de muitas divergências de opiniões e até casos extremistas de violência. Viver com uma justiça em que a balança não esteja regulada e nivelada, igualmente nivelada igualmente para todos, gera todos gera desconforto e é causa de maiores problemas na sociedade. É preciso uma reestruturação na forma de administrar as cortes judiciais brasileiras, existindo mais transparência, que realmente seja eficaz, automaticamente se gera confiança na sociedade. A população dever deve continuar exigindo o que lhe é de direito, mas sempre de forma a não perder a razão e com intelecto alto sobre o que de fato está ocorrendo, pois pois, dessa forma, a sua propriedade de argumento é elevada e eficaz.

Comentário geral

Comunicação não é o que você fala: é o que o outro consegue entender. Neste texto, há trechos completamente ininteligíveis, seja pela escolha inadequada do vocabulário, seja pela sintaxe truncada e incorreta de muitas orações e períodos. Infelizmente, o autor demonstra incapacidade de se comunicar por escrito. Há expressões que beiram o surrealismo, como por exemplo, "um reboliço negativo na divisão Judiciária da República Federativa", "casos extremistas de violência" e "intelecto alto". Não bastasse isso, nota-se desconhecimento da realidade brasileira, em especial quando se fala em "banca de magistrados" e "equipes responsáveis pelas atividades do Supremo Tribunal Federal". Ou ainda quando se fala que o Supremo "favorece decisões judiciais". De resto, só se pode dizer que em meio ao caos que predomina no texto, o leitor consegue captar algumas ideias, como a de que o povo, cansado dos escândalos no Legislativo e no Executivo, perdeu a paciência com o Judiciário, devido às decisões que os ministros do Tribunal têm tomado. É um pensamento coerente, mas não o bastante para elevar a nota dessa redação e retirá-la da insuficiência.

Competências avaliadas

As notas são definidas segundo os critérios da pontuação do MEC
Título nota (0 a 1000)
Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. 80
Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. 80
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 80
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. 80
Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 80
Nota final 400

Redações corrigidas

Título nota (0 a 1000)

Os textos desse bloco foram elaborados por internautas que desenvolveram a proposta apresentada pelo UOL para este mês. A seleção e avaliação foi feita por uma equipe de professores associada ao Banco de redações.

Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012.

Copyright UOL. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução apenas em trabalhos escolares, sem fins comerciais e desde que com o devido crédito ao UOL e aos autores.


PUBLICIDADE