REDAÇÕES CORRIGIDAS - Dezembro/2018 Epidemia alimentar: sobrepeso e obesidade
Um risco de vida
No Brasil, estamos vivenciando mortes de pessoas por causa de obesidade. Milhares de indivíduos estão com o seu peso lá nas alturas e é preciso ter muito cuidado, porque é algo preocupante. Crianças, jovens e adolescentes comem de tudo, sem saber que aquele alimento pode comprometer à a sua saúde.
Os pais devem cuidar a alimentação dos seus filhos e oferecer somente comidas saudáveis. Nada de frituras, doces e refrigerantes diariamente. Eles devem comer frutas, verduras e saladas. Claro que nem todo mundo é igual e não aceitam aceita com facilidade o que oferecemos, mas é necessário tentar várias vezes o alimento para que ele experimente. mas é necessário insistir nos alimentos saudáveis. Pode ser um processo complicado no início, porém porém, mais tarde tarde, veremos que valeu a pena, porque ele não irá adquirir doenças como: diabetes como diabetes, colesterol e pressão alta no decorrer da sua vida.
Para que não conquistamos a obesidade nos tornemos obesos, devemos praticar atividades físicas ou esportes, mudar a nossa rotina de alimentação e procurar ajuda de algum profissional especializado. Com isso, iremos ter mais qualidade de vida e mais disposição. Todo cuidado é pouco no mundo de hoje e podemos até evitar mortes causadas pelo sobrepeso. É importante também, que ajudamos ajudemos quem sofre com essas causas. Temos que cuidar da nossa saúde, para sempre vivermos bem bem, sem nenhum problema.
Comentário geral
Texto mediano, bastante superficial e simplista em termos de conteúdo, além de apresentar uma linguagem coloquial e informal. Sem praticamente ter exposto o problema da epidemia de obesidade, o autor começa a dar conselhos genéricos para todos nós.
Aspectos pontuais
1) Primeiro parágrafo: a) o que é "vivenciar a morte"? Aparentemente, é morrer. O verbo "vivenciar" foi uma escolha de vocabulário inadequada e infeliz. Na verdade, o autor quer dizer que estamos vendo, constatando, presenciando... b) "Lá nas alturas" é uma expressão coloquial, inadequado para a linguagem formal exigida pelo texto dissertativo. c) "jovens" e "adolescentes" querem dizer a mesma coisa.
2) Segundo parágrafo: "colesterol" não é doença.
3)Terceiro parágrafo: a) "conquistar" a obesidade é outra escolha inadequada de vocabulário. b) A frase em vermelho é aleatória ao contexto do parágrafo.
Competências avaliadas
As notas são definidas segundo os critérios da pontuação do MEC
Redações corrigidas
Os textos desse bloco foram elaborados por internautas que desenvolveram a proposta apresentada pelo UOL para este mês. A seleção e avaliação foi feita por uma equipe de professores associada ao Banco de redações.
Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012.
Copyright UOL. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução apenas em trabalhos escolares, sem fins comerciais e desde que com o devido crédito ao UOL e aos autores.