Um samba enredo que está por vir

NOTA 8,0

No carnaval deste ano, a escola de samba União da Ilha do Governador trouxe para a avenida o samba enredo onde samba-enredo em que questionava "beleza pura?", uma crítica ao mundo que valoriza mais a beleza exterior do que a interior. É nesse contexto no qual que vivemos atualmente, numa sociedade consumista que almeja padrões de beleza preconizados pela mídia, no entanto, esses desejos podem colocar em xeque a saúde dos indivíduos.

Em meados de 1920 o consumismo reinava, no momento presente ele continua imperando veementemente. Com base nisso, na década de 20 20, nos Estados Unidos da América América, os cidadãos consumiam bens e serviços, desenfreadamente, fomentados estimulados por meio de propagandas, sobretudo, acessórios e roupas usadas por modelos nas campanhas publicitárias no American Way of Life do "American Way of Life" ou estilo de vida americano. Esse cenário na esfera mundial não mudou no século XIX, aliás, foram os meios de comunicação que inovaram com o advento de novas tecnologias.

Com a modernização na área de comunicação, a mídia que já tinha uma papel fundamental na divulgação se intensificou. Prova disso, é disso são a TV e internet, canais usados constantemente para transmitir elevados tipos de vida e estereótipos a serem obtidos pelo público-alvo, e quem não segue esse paradigma é rotulado de antigo, obsoleto, só porque por não se deixar ser persuadido persuadir pelos meios de comunicação em de massa, contudo, o anseio em excesso por padrões estéticos pode culminar em sérias consequências aos que buscam o modelo ideal.

A avidez incessante para se ter a imagem bela uma bela imagem no meio social pode acarretar em acarretar efeitos físicos e psicológicos nos sujeitos nas pessoas. Um caso recente foi o drama da modelo Andressa Urach, que ficou internada e passou por cirurgias devido a complicações nas coxas por te se injetado hidrogel, todavia, as marcas não ficaram registradas só no corpo, o seu lado emocional também foi afetado, uma ocorrência que poderia ter sido evitada.

Dessa forma, para coibir eventuais casos como o da vice miss vice-miss bumbum, cabe ao governo tomar medidas eficazes que inibam esses acontecimentos, fiscalizando o comércio de produtos para cirurgias plásticas, a à mídia continuar exercendo sua função social não influenciando os receptores o público, a à escola estimular o pensamento crítico dos alunos, a à família educar os seus membros para que eles se tornem pessoas conscientes de seus atos, a à sociedade respeitar à diversidade e diante disso disso, quem sabe, uma escola de samba não leve para a avenida um samba enredo samba-enredo exaltando a beleza como ela é.

Comentário geral

Texto bom, apesar dos problemas que começam com a prolixidade, com a extensão do texto, que ocorre mais por motivos retóricos do que por razões argumentativas ou informativas. Em segundo lugar, o autor se enrola no segundo parágrafo misturando épocas incorretas e conceitos equivocados. Não é exagero dizer que o parágrafo poderia ser excluído sem prejuízo algum para a totalidade da redação. Mas os problemas maiores, além da extensão, são de conteúdo, em termos de linguagem os problemas são pontuais e, quanto à estrutura, ela só é prejudicada pelo segundo parágrafo.

Aspectos pontuais

1) Segundo parágrafro: a) Não se sabe de onde o autor tira a informação de que o consumismo só existia a partir dos anos 1920, pois ele é anterior a isso, já existindo no século XIX. b) Com base nisso? Como assim? Com base no fato de o consumismo imperar hoje em dia, as pessoas da década de 20 eram estimuladas a consumir? É evidente que o presente não pode estimular o passado. Mas essa não é a única confusão temporal que o autor faz, quando fala que o cenário não mudou no século XIX. Provavelmente, ele queria dizer século XXI, mas, nesse caso, um erro de digitação altera completamente o raciocínio do autor. c) "American way of life" não significa consumismo. O termo tem sentido mais amplo e, durante a Guerra Fria era usada para contramor o modelo norte-americano ao soviético.

2) Terceiro parágrafo: a) o que o autor quer dizer exatamente com elevados tipos de vida? Um ideal de vida elevado pode ser totalmente moral ou espiritual. b) Que padrões estéticos? Não são os padrões estéticosque são condenáveis. São determinados padrões estéticos e cabia ao autor deixar isso mais claro.

3) Quinto parágrafo: o autor quer encerrar o texto com uma pergunta, só que ele se esquece de usar o ponto de interrogação. Outro erro bobo, mas que prejudica todo o sentido da frase em vermelho.

Competências avaliadas

Itens Nota
Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. 1,5
Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. 1,5
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 1,0
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. 2,0
Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 2,0
Nota final 8,0
Saiba como é feito a classificação das notas
2,0 - Satisfatório 1,5 - Bom 1,0 - Regular 0,5 - Fraco 0,0 - Insatisfatório

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