REDAÇÕES CORRIGIDAS - Outubro/2018 Patrimônio histórico e cultural brasileiro: um caso de descaso
Uma perda histórica para o país
Na noite de domingo domingo, dia dois de setembro de 2018 2018, por volta das 19:30 da noite 19h30, houve um incidente com o Museu nacional do Rio de Janeiro. Dentre tantos motivos relevantes, temos: destruição de fósseis antigos e assim como uma perca para o Brasil.
O Museu foi fundado em seis de junho de 1818, nesse ano completou duzentos anos da sua de existência. Ninguém sabe como começou o incêndio, mas muitos acreditam que seja por conta das afiações fiações, assim como um morador local diz te ter visto um balão caindo no museu que poderia te ter causado o
devido incêndio. Foram perdidas muitas estruturas antigas e também a mais importante as fosseis de luzia importante: o fóssil Luzia.
O que aconteceu com o museu deixou vários brasileiros triste tristes, porém foi uma perda de não só de objetos e sim de lembranças de pessoas importantes que conviveu la lá, ou seja, a familia Família real e que também foi contestado a independência.
O presidente Michel Temer comentou que foi uma perda incalculável para o país e que foi perdido foram perdidos duzentos anos de pesquisas, assim como o MEC ofereceu ajuda para o que precisar para recuperar o patrimônio histórico do Brasil.
Comentário geral
Infelizmente, o texto é insatisfatório. O autor se expressa muito mal por escrito e comete erros inaceitáveis de gramática (como “perca”, “te” e “afiações”), o que só pode resultar em nota zero na competência 1. Além disso, a redação não é dissertativa-argumentativa, mas simplesmente expositiva: desse modo, fica impossível atribuir alguma nota às competências 2, 3 e 4. Para completar o quadro, a exigência da competência 5 não é contemplada.
Aspectos pontuais
1) Primeiro parágrafo: a) Por que falar genericamente em “incidente”, quando o que ocorreu foi, especificamente, um incêndio? B) A destruição de fósseis e a PERDA para o Brasil não são motivos, causas do incêndio. São consequências.
2) Segundo parágrafo: contém erros inaceitáveis de ortografia e concordância, além de uso inadequado de vocabulário (“o devido incêndio”).
3) Terceiro parágrafo: é uma demonstração de uma compreensão ingênua e equivocada do que aconteceu e do que são museu e patrimônio histórico. A frase final não faz sentido.
4) Quarto parágrafo: a ajuda foi prometida para a recuperação do Museu Nacional, não do patrimônio histórico de um modo geral.
Competências avaliadas
As notas são definidas segundo os critérios da pontuação do MEC
Redações corrigidas
Os textos desse bloco foram elaborados por internautas que desenvolveram a proposta apresentada pelo UOL para este mês. A seleção e avaliação foi feita por uma equipe de professores associada ao Banco de redações.
Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012.
Copyright UOL. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução apenas em trabalhos escolares, sem fins comerciais e desde que com o devido crédito ao UOL e aos autores.