PUBLICIDADE
Topo

Educação

Banco de Redações

O UOL corrige e comenta 20 redações. Envie a sua sobre o tema da vez


REDAÇÕES CORRIGIDAS - Janeiro/2020 Supremo Tribunal Federal e opinião pública

Redação corrigida 0

União entre o órgão público e a opinião pública

Inconsistente Erro Correção

O supremo tribunal federal Supremo Tribunal Federal é definido como um órgão de alta instância do poder judiciário Poder Judiciário, capaz de defender as normas da Constituição federal. Vários problemas estão em acontecimentos, acontecendo e o STF ganha destaque sobre a população brasileira, devido ao impacto sobre a opinião pública, onde a sua atuação acaba agradando o brasileiro.

Devido a vários impasses acontecidos no governo, o supremo tribunal federal Supremo Tribunal Federal rege com o seu papel em defender tanto as normas brasileiras, quanto a opinião pública, colocando em pauta sobre alguns acontecimentos como criminalização sobre o livro do beijo gay, mudanças na reforma da previdência e também o impacto ambiental, no que ocasionou também um dos assuntos discutidos pela opinião brasileira.

Com a pesquisa do ponto de vista brasileiro sobre os impactos acontecidos e políticos, o STF acaba tendo um destaque sobre a população por exercer o seu papel de mostrar a avaliação que movimenta o órgão máximo do poder judiciário Poder Judiciário.

Contudo, com a convicção entre o órgão público e a opinião pública, as pesquisas podem agradar ou não os brasileiros. Sendo assim, com essa união é possível abrandar aos problemas acontecidos, construindo com educação um Brasil mais abrangente e desenvolvido.

Comentário geral

Infelizmente, não há como atribuir pontos a uma redação como essa, em que um vocabulário equivocado se mescla a uma sintaxe inconsistente, de modo que se podem achar breves trechos isolados que fazem sentido, mas o todo não faz sentido algum e nem se pode classificar como um texto dissertativo. Pode-se dizer que o autor sequer compreendeu o tema, uma vez que afirma que a atuação do STF "acaba agradando o povo brasileiro", quando a pesquisa que deu origem à proposta de redação diz exatamente o contrário. Há equívocos vocabulares significativos, como quando se diz que o Supremo é "um órgão de alta instância", quando ele é, de fato, a instância suprema. Aliás, o uso do artigo "o" no título, que fala em uma união entre "o órgão público e a opinião pública", já é um indício de que o autor não distingue os artigos definidos e indefinidos. Certo seria falar em união entre "um órgão público...", mas, por outro lado, o fato é que essa própria união não faz muito sentido. Em que sentido se pode dizer que há uma união entre o STF e a opinião pública? A leitura do último parágrafo, que é o mais confuso de todo o texto, deixa mais do que evidente a avaliação que fazemos. O texto é escrito num idioleto agramatical.

Competências avaliadas

As notas são definidas segundo os critérios da pontuação do MEC
Título nota (0 a 1000)
Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. 0
Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. 0
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 0
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. 0
Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 0
Nota final 0

Redações corrigidas

Título nota (0 a 1000)

Os textos desse bloco foram elaborados por internautas que desenvolveram a proposta apresentada pelo UOL para este mês. A seleção e avaliação foi feita por uma equipe de professores associada ao Banco de redações.

Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012.

Copyright UOL. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução apenas em trabalhos escolares, sem fins comerciais e desde que com o devido crédito ao UOL e aos autores.


PUBLICIDADE